Obrador gasta como nunca antes para assegurar vitória de sucessora no México

Antes frugal, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, aumentou gradualmente os gastos do governo, resultando no maior déficit orçamentário desde a década de 1980 no país e potencialmente deixando seu sucessor em apuros financeiros.

É uma mudança para AMLO, como o líder mexicano é conhecido, que manteve controle sobre o dinheiro público durante a pandemia, enquanto líderes em outros países gastavam livremente. Agora, o presidente está aumentando subsídios para estudantes e aposentados, injetando dinheiro na empresa estatal de petróleo e tentando concluir projetos de construção emblemáticos.

A agenda popular parece destinada a ajudar o partido de López Obrador a manter a Presidência com uma vitória esmagadora nas eleições de junho. A candidata escolhida pela legenda, Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México, tem uma liderança sólida nas pesquisas, especialmente nos estados mais pobres do sul, como Oaxaca, onde o dinheiro público está impulsionando um boom econômico.

"Nenhum outro governo trabalhou tanto", disse Maria Alicia Jimenez Ibañez, moradora de Oaxaca, enquanto esperava para comprar passagens para um novo serviço de trem que conecta cidades no estado da costa do Pacífico a Veracruz, do lado do Atlântico. "Antes, o dinheiro simplesmente desaparecia. Agora, estamos vendo ele."

Entre os eleitores que recebem benefícios sociais ou cujos familiares recebem, 64% dizem que pretendem votar em Sheinbaum, enquanto apenas 21% dizem que votarão na principal candidata da oposição, Xóchitl Gálvez (lê-se "Sótil"), uma divisão muito maior do que na população em geral, de acordo com o jornal El Financiero.

Para Sheinbaum, que destacou seus próprios planos, incluindo investimentos em saúde, a preocupação é que os recursos se tornem mais difíceis de obter. Os custos com serviço da dívida este ano devem atingir 3,7% da produção econômica, o mais alto em pelo menos três décadas. Aumentar os compromissos de gastos poderia colocar em risco a classificação de crédito de investimento do México. Aumentar impostos para compensar isso seria impopular, mas cortes profundos nos gastos também.

Com menos dívida do que muitos outros países, o México pode arcar com o último orçamento de AMLO, de acordo com Carlos Serrano, economista-chefe do BBVA no país. Nem sempre foi assim, com uma história de líderes preparando o terreno para seus sucessores enfrentarem crises de gastos —um fenômeno que os mexicanos se referem como "crise sexenal", por ser um problema para novos presidentes a cada seis anos.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Agora, os mercados estão em grande parte indiferentes à mudança fiscal: o peso foi a principal moeda de mercado emergente este ano. S&P, Fitch e Moody's consideram a classificação soberana do México como estável, apesar do aumento nos gastos e da pressão que isso pode exercer sobre as finanças do país.

No entanto, o déficit orçamentário ocorre durante "um ano em que as coisas estão indo bem", disse Serrano. "A cada ano, temos que gastar mais com pensões e com o serviço da dívida, o que está deixando o país sem margem."

Oaxaca, por muito tempo um reduto do PRI (Partido Revolucionário Institucional), partido histórico do país e hoje na oposição, serve como um indicador de como o presidente e seu partido Morena (Movimento Regeneração Nacional) consolidaram o controle sobre a política mexicana.

O Morena assumiu a liderança do estado em dezembro de 2022. Até mesmo o governador anterior desertou do grupo de oposição do PRI após o término de seu mandato e endossou Sheinbaum —transformando-o no tipo de político que os mexicanos chamam de "gafanhoto" por sua capacidade de saltar para um poleiro mais promissor.

De fato, a economia de Oaxaca cresceu 10% nos primeiros nove meses do ano passado, o maior crescimento do país, em grande parte graças aos gastos públicos.

O que você está lendo é [Obrador gasta como nunca antes para assegurar vitória de sucessora no México].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...