Entenda o que é e como tratar luxação no quadril de recém-nascidos

Quando Elisa, minha filha, nasceu, os médicos suspeitaram de uma luxação no quadril, tecnicamente chamada de displasia do desenvolvimento do quadril. Conversando com a doutora Norma Sueli Moreira, ortopedista pediátrica na Rede D’Or, entendi melhor os fatores de risco que levaram ao diagnóstico, que só é finalizado após o nascimento.

Um deles é que ela havia ficado sentada no útero no final da gravidez, posição pélvica. Segundo a especialista, os casos não são muito comuns e a incidência varia de 0,06 a 76 a cada mil nascidos vivos. Estudos apontam que há mais casos em meninas, primeira gestação da mãe ou pouco líquido amniótico na reta final da gravidez. O histórico familiar também deve ser levado em consideração, principalmente se o parente for de primeiro grau.

A ortopedista explica que, hoje, a maioria dos hospitais tem um protocolo para analisar os fatores de risco e, se for o caso, já fazer o encaminhamento do paciente ao ambulatório e iniciar o tratamento.

Com todas as evidências que o caso apresentava foi realizado o ultrassom no quadril da minha bebê ainda na maternidade, mas naquele momento ainda não era possível fechar o diagnóstico. Na dúvida, a pediatra pediu para repetir o exame dentro de 15 dias.

Na consulta, após novo exame, a ortopedista que tratou minha filha confirmou que ela tinha a luxação e teria que usar um item ortopédico, chamado suspensório de Pavlik, cujo tratamento varia entre seis e 12 semanas.

A médica garantiu que não seria nada de demais e pediu que aguardasse na sala de espera até que meu marido comprasse o aparelho, pois teria que colocá-lo naquele mesmo dia. A urgência é justificável, quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor.

"Usamos o Pavlik até os seis meses da criança. Quanto mais cedo, melhor a resposta. Depois, a maior indicação é que se use o gesso e, às vezes, precisa fazer cirurgia", diz Norma Moreira.

Pagamos em uma loja especializada R$ 350 pelo suspensório, média cobrada pelo mercado. De acordo com a médica, embora o acessório seja fundamental para o tratamento, não é fornecido pela rede privada ou pública de saúde.

O que você está lendo é [Entenda o que é e como tratar luxação no quadril de recém-nascidos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...