Servidores federais poderão ter reajuste acima de 19% em 4 anos

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda oferecer aos servidores públicos federais um reajuste acima de 19% em quatro anos, segundo a ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A medida evitaria greve geral do funcionalismo.

A proposta deve ser debatida inicialmente com a educação, que já tem paralisações em curso e, em seguida, deve estar na mesa de negociação das demais categorias. Para isso, busca-se espaço no Orçamento.

"A gente está discutindo internamente no governo um espaço orçamentário não só para a educação, mas para os demais servidores, para que a gente possa ter um valor acima desse", disse Esther, em entrevista ao programa "Bom dia, ministra", na EBC, na manhã desta quinta-feira (11).

Segundo a ministra, o que havia sido pactuado dentro do governo Lula seria um reajuste de 19,03% em quatro anos para os servidores. Em 2023, foram concedidos 9% de aumento e haveria mais dois aumentos de 4,5% em 2025 e 2026.

Apenas em 2024 não seria concedido reajuste, com elevações de valores apenas nos benefícios, o que foi negado pela categoria.

"O que a gente tinha pactuado inicialmente dentro do governo é que, além dos 9%, a gente garantiria mais 9%, garantindo para todo o mundo, no mínimo, 18%. Na verdade, 19%, porque como você acumula um aumento em cima do outro, o aumento seria 19,03%", disse.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Esther afirmou saber que as perdas não serão repostas com esses percentuais, mas diz que haveria uma recomposição acima da inflação desses quatros anos.

"Ninguém teria perda ao longo do mandato do presidente Lula, mas a gente não teria uma facilidade de recuperar a perda que ocorreu nos governos anteriores, especialmente no governo imediato anterior.

A ministra falou, no entanto, que é preciso buscar espaço orçamentário, o que leva tempo. "O que a gente gostaria de ressaltar é essa abertura ao diálogo. Não tem nenhuma mesa parada. Infelizmente não é um tempo tão rápido quanto as categorias gostariam, porque existem muitas decisões de impacto orçamentário." disse.

"É uma decisão política e também fiscal, que a gente precisa tomar internamente no governo para poder fazer uma contraproposta."

O que você está lendo é [Servidores federais poderão ter reajuste acima de 19% em 4 anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...