Israel volta a bombardear Gaza e permanece em alerta por ameaça do Irã

As forças israelenses voltaram a bombardear a Faixa de Gaza nesta sexta-feira (12), segundo informações divulgadas pelo Hamas. A ação se dá em um momento de tensão elevada, depois que o Irã ameaçou responder ao ataque contra seu consulado na Síria.

O Irã acusa Israel de ser responsável pelo bombardeio contra seu consulado na capital da Síria em 1º de abril. A ação matou sete integrantes da Guarda Revolucionária, incluindo dois generais.

O governo americano alertou para o perigo de um ataque iraniano ou de grupos vinculados a Teerã. O general Michael Erik Kurilla, que está à frente do Comando Central dos Estados Unidos para o Oriente Médio (Centcom), viajou a Israel.

Em meio a temor de ataque, países alertaram cidadãos para evitarem viagens ao Irã e a Israel. Reino Unido, Índia, Rússia, Canadá e Austrália emitiram alertas até "novo aviso.

Washington restringiu os deslocamentos de seus funcionários em Israel devido à ameaça. Já a companhia aérea alemã Lufthansa suspendeu os voos com pouso e decolagem de Teerã.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, defendeu a "necessidade" de Teerã responder após o bombardeio contra seu consulado, em conversas com seus homólogos da Alemanha, Austrália e Reino Unido. O líder supremo do Irã —arqui-inimigo israelense e aliado do Hamas—, Ali Khamenei, reiterou na quarta-feira (10) que Israel "será punido".

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, conversou na quinta-feira com o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, sobre a preparação para enfrentar um eventual ataque iraniano. "Se o Irã atacar a partir de seu território, Israel responderá e atacará o Irã", advertiu o chanceler israelense, Israel Katz.

A Casa Branca advertiu o Irã a não atacar Israel e o secretário de Estado, Antony Blinken, pediu aos homólogos da China, Turquia e Arábia Saudita que tentem dissuadir Teerã.

O que você está lendo é [Israel volta a bombardear Gaza e permanece em alerta por ameaça do Irã].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...