Papa anuncia visita a Ásia e Oceania em setembro, maior viagem desde sua eleição

O papa Francisco irá a Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Singapura em setembro deste ano, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira (12). Se nenhuma outra visita do mesmo porte for agendada até lá, será a viagem mais longa desde sua eleição como pontífice, em 2013.

O giro vai acontecer entre os dias 2 e 13 de setembro e começa em Jacarta, segundo comunicado divulgado pelo diretor de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. O Vietnã, que havia sido ventilado como um possível destino durante a viagem de quase duas semanas por Ásia e Oceania, não foi mencionado.

Caso nenhuma outra visita ocorra nesse período, será a primeira viagem ao exterior do papa em um ano —um grande desafio para o argentino de 87 anos. A última jornada internacional do líder católico foi em setembro do ano passado, em uma estadia de dois dias em Marselha, na França. Em novembro, ele desistiu de uma viagem para a COP28, em Dubai, por causa de uma inflamação pulmonar.

O anúncio acontece apenas alguns dias depois de a saúde de Francisco voltar a ser motivo de preocupação. Na Sexta-feira Santa, em 29 de março, o pontífice teve de cancelar na última hora sua participação na Via Crúcis. Dias antes, no Domingo de Ramos, ele também não teve condições de pronunciar a homilia prevista.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

A viagem é ambiciosa para o líder da Igreja Católica, pois envolve mais de 30 horas de voo, uma diferença de fuso de oito horas e uma série de encontros e missas.

A Indonésia, país com a maior população muçulmana do mundo, afirmou nesta sexta em comunicado que a visita importa "não apenas para os católicos, mas também para todas as comunidades religiosas". Os 8 milhões de católicos do país representam cerca de 3% dos habitantes totais.

Timor-Leste, uma ex-colônia portuguesa ocupada pela Indonésia entre 1975-1999, é o único país predominantemente católico da Ásia ao lado das Filipinas. Já em Singapura, os católicos representam cerca de 7% da população com 15 anos ou mais, segundo um censo de 2023, enquanto em Papua-Nova Guiné, cerca de 26% são católicos, de acordo com relatório de liberdade religiosa do Departamento de Estado dos EUA.

O que você está lendo é [Papa anuncia visita a Ásia e Oceania em setembro, maior viagem desde sua eleição].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...