SPFW reduz discrepância de gênero entre estilistas, mas desigualdade ainda persiste

As mulheres se fazem presentes em diversos espaços da São Paulo Fashion Week. São modelos, maquiadoras, cabeleireiras, costureiras, assessoras, jornalistas. Isso pode levar a crer que esse ambiente não sofre da falta de representatividade feminina, no entanto, temos uma minoria de mulheres como diretoras criativas de marcas.

Essa barreira aos poucos vem sendo superada. Se na temporada passada da SPFW, dentre as 38 grifes que desfilaram, 13 eram comandadas por elas, nesta edição a discrepância diminuiu. Dos 31 estilistas, 13 eram mulheres —sendo apenas uma delas negra— e ao menos duas pessoas se declararam não binárias.

Eram nomes femininos que estavam por trás da abertura e do encerramento da semana de moda. A grife Aluf, comandada por Ana Luisa Fernanda, deu início aos trabalhos com a coleção "Prosopopéia", inspirada em imagens do barroco brasileiro, trazendo o preto e o dourado para a passarela de maneira bem generosa. Já a grife Amapô comemorou seus 20 anos, encerrando o evento com um desfile que revisitou seu acervo.

A SPFW N57, que aconteceu entre os dias 9 e 14 de abril, contou ainda com um total de sete estilistas que se consideram negros e mais um indígena. Maior diversidade de mentes criativas por trás das marcas também se refletiu na passarela —sendo na composição do casting ou na proposição de looks que atendem públicos mais plurais.

A tendência de estilistas não brancos privilegiarem modelos também não brancos é evidente. Assim como designers mulheres que compõem castings de corpos diversos e de variadas faixas etárias.

Um exemplo disso foi a grife estreante na SPFW, a Reptilia, que levou um grupo de modelos de diferentes idades. As mulheres 40, 50 e 60+ desfilaram uma coleção inspirada na arquitetura, formação da estilista Heloisa Strobel.

O que você está lendo é [SPFW reduz discrepância de gênero entre estilistas, mas desigualdade ainda persiste].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...