Empresas começam a contratar chefes de IA; veja o que faz esse profissional

À medida que os conselhos administrativos lidam com oportunidade e riscos trazidos pela inteligência artificial generativa, as empresas abrem espaço para uma nova função em seu expediente: a de diretor de IA.

O número de negócios com um cargo designado ao chefe de IA quase triplicou globalmente nos últimos cinco anos, de acordo com a rede social LinkedIn. Fawad Bajwa, líder de IA na empresa de recrutamento Russell Reynolds Associates, viu "o cenário mudar" desde o lançamento do ChatGPT.

A alta de popularidade do cargo foi ainda maior no mês passado, quando a Casa Branca anunciou que as agências federais deveriam designar chefes de IA "para garantir responsabilidade, liderança e supervisão" da tecnologia. No entanto, as responsabilidades da função ainda estão sendo definidas —e com a ascensão e queda dos títulos de emprego sendo uma constante na vida corporativa, talvez não permaneça relevante para sempre.

Os CAIOs, como são chamados, supervisionam a implementação de IA e IA generativa dentro de uma organização: melhorando a eficiência da força de trabalho, identificando novas fontes de receita e mitigando riscos éticos e de segurança.

O cargo requer um "profundo entendimento da tecnologia de IA, aprendizado de máquina, ciência de dados e análises", diz David Mathison, que fundou a primeira Cúpula de Chefes de IA no ano passado. No entanto, os candidatos também "precisam entender de questões legais" e de gestão de mudanças; muitos vêm de cargos de liderança em dados, gestão de riscos e conformidade.

Um guia do New York Times em formato de newsletter para você entender como funciona a IA

A ascensão desses profissionais ocorre em meio a uma batalha acirrada por expertise em IA de forma mais ampla, com até mesmo engenheiros relativamente juniores em empresas de ponta comandando salários de sete dígitos.

"Está mais difícil recrutar do que nunca", diz Bajwa sobre o papel de chefe de IA. "Existe um pequeno grupo de talentos que está sendo [procurado] por muitos contratantes." Todavia, os CAIOs não são necessariamente recrutados do mesmo grupo daqueles em tecnologia de ponta --nem estão na lista dos salários mais altos.

Tom Hurd, diretor executivo da Zeki, que rastreia contratações na área de ciências, diz que os tecnologistas geralmente vêm de laboratórios de IA universitários, depois trabalham com empresas de tecnologia de grande porte e muitos recursos para transformar ideias em produtos, informados por "conhecimento profundo e interesse intenso em como desenvolver ainda mais a IA".

Os CAIOs, por outro lado, tendem a ter formação em ciência da computação e administração de empresas. "Eles lideram a transformação e a divulgação dentro e fora de uma empresa. É mais sobre governança, socialização da tecnologia", diz Hurd.

Ryan Bulkoski, chefe global da prática de inteligência artificial, dados e análises na empresa de recrutamento executivo Heidrick & Struggles, concorda. "Há muito mais administração [e] reuniões envolvidas, quanto mais perto você chega do negócio." Especialistas tendem a não sair de áreas orientadas para pesquisa para um cargo de negócios, diz ele. Um papel de CAIO oferece exposição ao lado corporativo da tecnologia, mas tira "da publicação, pesquisa aplicada e de estar consistentemente na vanguarda".

Lan Guan, CAIO da Accenture, diz que seu trabalho é "multidisciplinar, exigindo uma combinação de conhecimento técnico robusto e perspicácia empresarial aguçada em campos tão diversos como IA e aprendizado de máquina, ciência da computação, estatística, análise de dados, ética, conformidade regulatória e expertise específica da indústria". A tecnologia, ela estima, é "provavelmente apenas 35-40 por cento" do trabalho —ela lidera o Centro de IA Avançada da Accenture, que desenvolve produtos para clientes. "Ter formação em estratégia e habilidade para gerenciar a incerteza, [bem como] abordar os possíveis trade-offs é super importante."

O que você está lendo é [Empresas começam a contratar chefes de IA; veja o que faz esse profissional].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...