Quando o perfeccionismo é uma armadilha e por que você deve evitá-lo

Yuxin Sun, uma psicóloga em Seattle, atende muitos clientes em seu consultório em grupo que insistem que não são perfeccionistas. "‘Ah, eu não sou perfeito. Estou longe da perfeição’", eles dizem a ela.

Mas o perfeccionismo não se trata de ser o melhor em qualquer empreendimento, afirma Sun, "é o sentimento de nunca chegar a esse lugar, nunca se sentir bom o suficiente, nunca se sentir adequado." E isso pode resultar em uma voz interna severa que nos menospreza e nos repreende.

O perfeccionismo é tão difundido que há um teste para medi-lo: a Escala de Perfeccionismo Multidimensional. Quando os pesquisadores analisaram como os estudantes universitários responderam às perguntas da escala ao longo do tempo, descobriram que as taxas de perfeccionismo aumentaram nas últimas décadas, disparando entre 2006 e 2022.

Thomas Curran, professor associado de psicologia na London School of Economics and Political Science, que liderou a análise, disse que o tipo de perfeccionismo com o maior aumento —o perfeccionismo socialmente prescrito— está enraizado na crença de que os outros esperam que você seja perfeito.

Um guia com dicas de como melhorar a comunicação, lidar com sentimentos e conflitos

Hoje, os jovens têm mais chance de obter uma pontuação muito mais alta nessa medida do que alguém que fez o teste décadas atrás. Pode haver várias causas para o aumento: expectativas parentais crescentes, pressões escolares, a ubiquidade de influenciadores de mídias sociais e publicidade.

O sentimento de não ser bom o suficiente ou de que "minhas circunstâncias de vida atuais são inadequadas ou insuficientes" criou uma "esteira incessante", diz Curran, em que não há "alegria no sucesso e muita autocrítica".

Independentemente de se considerar um perfeccionista, os especialistas dizem que há várias pequenas coisas que você pode tentar para controlar seu crítico interno.

Ethan Kross, professor de psicologia na Universidade de Michigan e autor de "Chatter: A Voz em Nossa Cabeça, Por Que Importa e Como Controlá-la", disse que um processo chamado distanciamento é sua "primeira linha de defesa" contra pensamentos negativos.

O distanciamento é uma maneira de ampliar nossa conversa interna para interagir com ela de forma diferente. Se você estiver angustiado com algo no meio da noite, por exemplo, isso é um sinal para "entrar na máquina de viagem mental no tempo", afirma.

Comece imaginando: "Como você vai se sentir sobre isso amanhã de manhã?" As ansiedades muitas vezes parecem menos graves à luz do dia.

O que você está lendo é [Quando o perfeccionismo é uma armadilha e por que você deve evitá-lo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...