Filme que registrou périplo de brasileira por aborto na Argentina será exibido em festival português

Um documentário que registrou o périplo de uma brasileira que percorreu mais de 2.000 quilômetros em busca de um aborto legal na Argentina será exibido Festival Porto Femme, na cidade do Porto, em Portugal, na próxima sexta-feira (19).

"Uma Mulher Comum" é dirigido por Debora Diniz, antropóloga e professora de direito da UnB (Universidade de Brasília), e apresenta a história de Scarleth Dantas, 29, uma mulher negra que é mãe de três filhos e ganha seu sustento confeitando bolos e vendendo salgados.

No ano passado, depois de não conseguir acessar o serviço de planejamento familiar do SUS (Sistema Único de Saúde) e se descobrir grávida, Scarleth decidiu interromper a gestação por considerar que não dispunha de condições financeiras, psicológicas e estruturais para criar um quarto filho.

Por meio do Projeto Vivas, organização que se dedica a viabilizar o acesso ao aborto legal a brasileiras —seja no Brasil ou no exterior—, a dona de casa viajou a Buenos Aires e foi atendida por um centro de saúde argentino.

Todo o processo, desde a chegada de Scarleth ao equipamento de saúde até a conclusão do procedimento, que teve 12 minutos de duração, é registrado pela diretora Debora Diniz e compartilhado com o público.

Além da antropóloga, a mulher viajou acompanhada de sua mãe, Margarete Martins, e pela advogada Rebeca Mendes, diretora-executiva do Projeto Vivas.

O que você está lendo é [Filme que registrou périplo de brasileira por aborto na Argentina será exibido em festival português].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...