Rússia anuncia acordo com a Ucrânia para troca de 48 crianças deslocadas pela guerra

Rússia e Ucrânia chegaram a um acordo nesta quarta-feira (24) para a troca de 48 crianças deslocadas pela guerra que perdura desde fevereiro de 2022. O acerto foi firmado por representantes de Moscou e Kiev em uma reunião intermediada pelo Qatar.

O acordo prevê retorno de 29 menores ucranianos e 19 russos para seus respectivos países. A informação foi confirmada pela comissária russa para a infância, Maria Lvova-Belova, após um encontro entre autoridades.

O Qatar tem atuado como intermediário na questão da repatriação de crianças ucranianas presentes em território russo desde 2022. Em março, quatro crianças e adolescentes foram repatriadas da Rússia, já com a mediação de Doha.

Kiev estima que pelo menos 20 mil menores ucranianos foram deportados para a Rússia das zonas ocupadas no leste da Ucrânia em dois anos, mas o total pode ser muito maior, uma vez que este número inclui apenas os oficialmente identificados. Quase 400 crianças foram repatriadas pela Ucrânia.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Em março de 2023, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o presidente Vladimir Putin acusando-o de ser o responsável por crimes de guerra cometidos na Guerra da Ucrânia. Entre eles, a deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas pela Rússia na Ucrânia. A alta corte diz que o líder russo falhou em exercer controle adequado de seus subordinados civis e militares.

Assim como Putin, o TPI também expediu um mandado de prisão para Maria Lvova-Belova. No caso dela, o tribunal sinaliza que a russa pode ter participado diretamente dos atos de deportação.

A Rússia nega as acusações e diz que protege os menores dos combates. Também diz que está disposta a entregá-los às suas famílias na Ucrânia.

O que você está lendo é [Rússia anuncia acordo com a Ucrânia para troca de 48 crianças deslocadas pela guerra].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...