Salário, FGTS, férias e PLR devem ser declarados no Imposto de Renda; confira como

O profissional que trabalha com carteira assinada por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou o autônomo deve informar os pagamentos recebidos em 2023, além de outras verbas trabalhistas, caso seja obrigado a declarar o Imposto de Renda.

O rendimento do trabalho é tributável e um dos principais itens que obrigam o cidadão a prestar contas ao fisco, assim como aposentadoria e pensão. Em 2024, a Receita aumentou para R$ 30.639,90 o valor mínimo de rendimentos tributáveis que obriga o contribuinte a prestar contas com o fisco. No ano passado, o limite era de R$ 28.559,70.

Veja como declarar verbas trabalhistas no Imposto de Renda

Mas o salário não é a única verba trabalhista que se enquadra nesta categoria: férias, 13º salário e aviso prévio trabalhado também são considerados rendimentos tributáveis.

Porém, nem tudo que o trabalhador recebe é tributado. Há também os rendimentos isentos como o abono pecuniário, que é a venda de parte das férias (até dez dias), o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e as verbas rescisórias.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Na hora de enviar os dados à Receita, o contribuinte precisa estar atento para distinguir onde informar cada tipo de rendimento que recebeu. Para isso, o informe de rendimentos enviado pela empresa é um item essencial para não cair na malha fina.

"O informe é que vai guiar o contribuinte. Não é recomendado fazer por conta própria. O informe de rendimentos é o documento oficial e já tem os locais onde devem ser informados os valores", afirma Dilma Rodrigues, sócia da Attend Contabilidade.

As empresas tiveram até 28 de fevereiro para enviar o informe aos trabalhadores. Caso o documento não tenha sido liberado, o contribuinte deve procurar o setor de recursos humanos e solicitar o extrato.

"Caso não consiga, o contribuinte terá de construir o próprio informe, vendo os holerites e separar o que foi abatido mês a mês em cada item, mas isso não é o recomendado", destaca Richard Domingos, diretor-executivo da Confirp Contabilidade.

O que você está lendo é [Salário, FGTS, férias e PLR devem ser declarados no Imposto de Renda; confira como].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...