Com escassez de uvas e seca na Espanha, Freixenet suspende 80% dos funcionários

A fabricante espanhola de espumante Freixenet apresentou um plano para suspender temporariamente 615 trabalhadores, quase 80% de sua força de trabalho, devido à seca na região do Penedès, na Catalunha, disse a empresa em comunicado nesta segunda-feira (22).

A medida deve entrar em vigor em maio, e a empresa não especificou por quanto tempo a suspensão duraria.

Isso torna a Freixenet uma das primeiras empresas na Catalunha a responder à pior seca registrada na região com um plano de demissão. A empresa apresentou o plano às autoridades trabalhistas catalãs e o submeteu aos sindicatos dos trabalhadores.

Leia mais

À medida que o impacto da mudança climática se intensifica no sul da Europa, a maior seca desde 2023 tem causado escassez de uvas. No ano passado, o problema foi mais forte na região da sede da empresa, Penedès.

De acordo com a lei de ERTE da Espanha, empresas que enfrentam circunstâncias excepcionais podem demitir temporariamente funcionários ou reduzir suas horas de trabalho.

"A medida tem como objetivo garantir a viabilidade do negócio e preservar a empregabilidade para enfrentar causas externas e força maior causadas pela severa seca", disse a Freixenet.

Os sindicatos que representam os trabalhadores não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Vinhas em toda a renomada região produtora do Penedès, na Catalunha, estão tão secas que as raízes de videiras de 30 anos morreram, deixando uvas vermelhas e verdes ressecadas sob o sol intenso.

O que você está lendo é [Com escassez de uvas e seca na Espanha, Freixenet suspende 80% dos funcionários].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...