Indígenas guaranis invadem escritório de Itaipu em Brasília e reivindicam território

Indígenas do povo avá-guarani invadiram, na tarde desta quinta-feira (25), o escritório da usina binacional de Itaipu, em Brasília. O protesto pede que seja assinada uma carta de compromisso da empresa com as reivindicações do movimento.

Os indígenas pedem que seja feita uma reparação histórica em razão das áreas alagadas de suas terras para o reservatório da usina. Dizem que o ato é para "reivindicar o território que Itaipu nos deve", no estado do Paraná.

Eles afirmam que territórios utilizados pela empresa pertencem ao seu povo, para moradia e por serem sagradas para seus antepassados.

O povo avá-guarani move contra Itaipu uma ACO (ação cível originária) sobre esta demanda. O STF (Supremo Tribunal Federal) criou uma mesa de negociação, mediada pela AGU (Advocacia-Geral da União), para tratar do tema.

Os indígenas reclamam, no entanto, de que a empresa não compareceu à última reunião do grupo e, passado um mês, tampouco apresentou justificativa para a ausência ou argumentos para as negociações.

"Até agora a empresa não sentou frente a frente com as lideranças para ouvir as razões de nossa proposta", diz a carta.

"Nós estamos dispostos a dialogar sobre essa e outras propostas, mas sobretudo queremos ser ouvidos, com respeito e atenção", continua o documento.

O que você está lendo é [Indígenas guaranis invadem escritório de Itaipu em Brasília e reivindicam território].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...