Estado de SP registra primeira morte por febre amarela em 2024 e reforça vacinação

O estado de São Paulo registrou a primeira morte por febre amarela neste ano. A vítima era um homem de 50 anos, morador de Águas de Lindóia, no interior paulista, que frequentava também a região de Monte Sião, em Minas Gerais. Ele foi a óbito no dia 29 de março.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo registrou um segundo possível caso da doença, em Serra Negra (a a cerca de 20 quilômetros de Águas de Lindóia), que está sendo investigado. O paciente teve alta hospitalar. A pasta intensificou as ações de vigilância em saúde e reforçou a campanha de vacinação na região.

Segundo dados atualizados até segunda-feira (22), a cobertura vacinal contra a doença no estado é de 68,47%. Normalmente restrito à região amazônica, o último surto da febre amarela no Sudeste do país ocorreu entre 2016 e 2023.

Em 2017, só o estado de São Paulo registrou 103 infectados. No ano seguinte, o número saltou para 524 doentes. Em 2023, foi para 69 casos.

O vírus da febre amarela é transmitido no Brasil por mosquitos silvestres, que circulam apenas em regiões de mata. Desde 1942 não há registro de transmissão pelo mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e da zika, que circula nas cidades.

O que você está lendo é [Estado de SP registra primeira morte por febre amarela em 2024 e reforça vacinação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...