Rompimento de barragem deixa mais de 40 mortos no Quênia; veja vídeo

Ao menos 45 pessoas morreram após o rompimento de uma barragem na madrugada desta segunda-feira (29) em uma cidade ao noroeste de Nairóbi, a capital do Quênia. O incidente aconteceu no momento em que o país sofre com chuvas torrenciais e mantém as escolas fechadas. Segundo as autoridades, o número de mortos pode aumentar.

"As equipes estão sobrecarregadas, mas as buscas prosseguem", disse um funcionário da delegacia do condado de Nakuru à agência de notícias AFP.

A barragem rompeu perto da cidade de Mai Mahiu, na região de Nakuru, a cem quilômetros de Nairóbi. Casas foram destruídas, e uma rodovia ficou bloqueada.

Antes do rompimento, bairros inteiros já haviam sido alagados, e mais de 130 mil pessoas, muitas delas em Nairóbi, tiveram de ser deslocadas devido às fortes chuvas, segundo dados oficiais divulgados no sábado (27).

O governo queniano pediu à população na sexta-feira (26) que se preparasse para temporais. De acordo com balanço divulgado pelas autoridades, as chuvas intensas —agravadas pelo fenômeno climático El Niño— provocaram a morte de 120 pessoas desde março.

Numa tentativa de evitar mais mortes, o Ministério da Educação do Quênia adiou em uma semana o início do período escolar. "O efeito devastador da chuva em algumas escolas é tão grande que seria imprudente arriscar a vida das crianças e dos funcionários", afirmou o ministro da pasta, Ezequiel Machogu.

O Quênia e grande parte do leste da África registram chuvas sazonais mais intensas do que o habitual há semanas. Uganda também enfrentou fortes tempestades que provocaram inundações —ao menos duas pessoas morreram e centenas de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas.

As chuvas também provocaram danos consideráveis na Tanzânia, onde pelo menos 155 pessoas morreram em inundações e deslizamentos de terra. No Burundi, um dos países mais pobres do mundo, quase 96 mil pessoas tiveram de ser deslocadas por causa de chuvas ininterruptas, segundo a ONU.

O que você está lendo é [Rompimento de barragem deixa mais de 40 mortos no Quênia; veja vídeo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...