Distopia em que se mata idosos, filme Plano 75 questiona nosso futuro

À primeira vista, o Plano 75 que dá nome ao filme de Chie Hayakawa é uma ficção mais que distópica: trata-se da ideia de um governo, o japonês, oferecer aos idosos com 75 anos ou mais uma morte tranquila, com garantia de funeral pago e mais uns cobres para se divertir nos últimos dias.

Será que o Japão, ex-segunda maior potência econômica do mundo contempla desde já sua decadência? Pode ser. Mas, olhando o estado do mundo, talvez não seja algo tão localizado assim absurdo. Afinal, no Japão, como no resto do mundo, a média de idade sobe, enquanto a natalidade cai.

A própria China já está sentindo o problema. Na Europa, que sofre com isso há décadas, parece que a solução é jogar ao mar os jovens candidatos à imigração, pois embora eles possam renovar esse continente, trazem com eles o sangue dos antigos colonos, que os antigos colonizadores entendem como desvirtuação das sagradas culturas locais.

Bem antes que a superpopulação surgisse como um problema e a extinção de uma parte das pessoas soasse como solução plausível (para algumas pessoas, em todo caso), o Japão, ou ao menos uma de suas aldeias, já havia firmado uma tradição sobre o assunto, ao menos se acreditarmos em "A Balada de Narayama" (1983): ali se trata de uma aldeia que sofre com a falta de alimentos e decide que os habitantes mais jovens devem levar os parentes septuagenários até o alto de uma montanha, onde fatalmente morreriam.

No filme de Shohei Imamura, no entanto, algo se diferencia: os filhos devem carregar os velhos nas costas, como fazendo uma espécie de sacrifício que expie sua culpa pelo ato abjeto que praticam. Em todo caso, ali os velhos são sacrificados para que os mais jovens sobrevivam. Em "Plano 75", doces palavras publicitárias (e se trata de um plano de Estado), mais as condições precárias de existência, buscam induzir o suicídio do público-alvo do plano.

O que você está lendo é [Distopia em que se mata idosos, filme Plano 75 questiona nosso futuro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...