Povo brasileiro foi se descobrindo cidadão nas Diretas, diz Fafá

Por alguns minutos, a noite desta segunda, 29 de abril de 2024, foi tomada pela emoção e pela confiança na democracia que moveram a campanha das Diretas Já ao longo dos anos de 1983 e, principalmente, 1984.

Com a mesma voz potente de 40 anos atrás, Fafá de Belém interpretou o Hino Nacional na sede da OAB-SP ao lado de nomes históricos daquela campanha, como o ex-ministro Almino Affonso, a atriz Cristiane Torloni e o jornalista Ricardo Kotscho, o "cronista das Diretas", nas palavras do mediador, o também jornalista Oscar Pilagallo.

O público, que lotava o auditório, cantou com Fafá, muito aplaudida.

Assim, em clima de comoção, chegou ao fim o seminário sobre as quatro décadas das Diretas Já, promovido pela OAB e pela 💥️Folha.

Minutos antes, no chamado ato final do evento no centro de São Paulo, a cantora lembrou Teotônio Vilela, político do PMDB nos anos 1980 e um dos maiores entusiastas da campanha. Em homenagem a ele, que morreu em novembro de 1983, Milton Nascimento e Fernando Brant compuseram "Menestrel das Alagoas", música que ficou famosa na voz de Fafá.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal

"Participei de quase 40 comícios. Ao longo dessa trajetória, o povo brasileiro foi, a cada passo, se descobrindo cidadão", afirmou a cantora, que era chamada de "musa das Diretas".

Na época, Fafá dividia esse "título" com Christiane Torloni, também presente no seminário. Além de chamar a atenção para a fragilidade da nossa democracia, a atriz associou o tema à crise climática.

"O 8 de Janeiro mostra que nosso trabalho [nas Diretas] não foi concluído de jeito nenhum. É um trabalho que precisa sempre florescer", disse Torloni, que aproximou os conceitos de democracia e florestânia. "O Brasil corre o risco de se tornar o vilão do planeta se não cuidar da Amazônia."

Patricia Vanzolini, presidente da OAB-SP, fez um apelo ao diálogo e à conciliação. "Há 40 anos, direita e esquerda, conservadores e progressistas se uniram, houve uma convergência. Se foi possível naquela época, hoje também pode ser", afirmou.

Ela lembrou que o comitê suprapartidário que conduziu a campanha das Diretas era comandado pela OAB nacional, presidida àquela altura por Mário Sérgio Duarte Garcia, que morreu em 2023.

Ao fim da sua fala, Vanzolini defendeu eleições diretas para o conselho federal da OAB, com reações efusivas de boa parte do auditório.

Aos 95 anos, com dificuldade para caminhar, Almino Affonso fez questão de se levantar para o seu discurso.

Ministro do Trabalho do governo João Goulart e ex-deputado federal, ele ressaltou o aumento da presença feminina na vida pública brasileira. "Há algo de novo no cânone nesse país", disse. Também recebeu aplausos eloquentes.

O que você está lendo é [Povo brasileiro foi se descobrindo cidadão nas Diretas, diz Fafá].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...