Com previsão de mais chuvas, cidades do vale do Caí (RS) enfrentam pior enchente da história

Os moradores de São Sebastião do Caí, na região metropolitana de Porto Alegre, enfrentam a pior enchente da história da cidade. Na madrugada desta quarta-feira (1º), dia em que o município completa 147 anos de fundação, o nível do rio Caí atingiu 16,67 metros.

Assim como municípios da região central e dos vales do Jacuí, Taquari e rio Pardo, São Sebastião do Caí é uma das mais afetadas pelas chuvas entre as 107 que notificaram danos e ocorrências no Rio Grande do Sul desde a noite de segunda-feira (29). O estado já soma 10 mortos e 21 desaparecidos.

A água alagou a maior parte dos bairros, desalojou dezenas de moradores e invadiu muitas casas e prédios pela primeira vez. Os moradores levaram seus carros até a avenida Dr. Bruno Cassel, a mais alta e uma das principais da cidade e a mais alta, e transformaram a via em um estacionamento temporário.

Muitas pessoas ainda estão incomunicáveis, sem bateria nos celulares por causa da falta de energia em quase todos os pontos da cidade, e o sistema de bombeamento de água está alagado.

A previsão do tempo indica mais chuvas até esta sexta-feira (3), o que pode fazer com que o nível do rio, que havia baixado quase 50 centímetros desde a madrugada, possa voltar ou até ultrapassar a nova marca recorde.

A situação reavivou um trauma recente dos caienses: em novembro de 2023, o nível do rio atingiu 16 metros, inundou cerca de 80% da área urbana do município e mudou a percepção dos moradores sobre o quão vulneráveis estão contra a força das águas.

O que você está lendo é [Com previsão de mais chuvas, cidades do vale do Caí (RS) enfrentam pior enchente da história].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...