Novo avião da Embraer depende de dinheiro e parcerias para voar

A possibilidade de a Embraer desafiar diretamente Airbus e Boeing no mais rentável e concorrido nicho do mercado de aviação comercial do mundo, o das aeronaves "narrow body", deixou o campo das especulações há algum tempo. Para entrar no da realidade, contudo, falta o principal: dinheiro.

Disparada por uma reportagem do americano Wall Street Journal, uma nova onda de rumores é calcada em fatos conhecidos. O primeiro, a capacidade técnica da fabricante brasileira de desenhar e montar uma aeronave de tamanho superior às atuais —seu maior modelo, o E195-E2, carrega 146 passageiros.

Ele está no limite superior da chamada categoria "small narrow body", literalmente versões pequenas de aviões com fuselagem estreita e um corredor. Acima dali são os "narrow body" —o menor desses da linha 737 Max da americana Boeing transporta 172 clientes.

A engenharia da Embraer é reputada como um das melhores do mercado, e era o objetivo principal da fusão cancelada de forma polêmica pela Boeing em 2023.

Naquele momento, a exaustão de talentos dos americanos era vista como crítica, prejudicando o desenvolvimento depois adiado do chamado NMA (sigla inglesa para novo avião de tamanho médio), que ficaria numa classe intermediária entre os "narrow" e os "widebodies", como o Boeing 777 e o Airbus A380.

A capacidade de aumento de escala dos produtos dos brasileiros já havia sido provada com a fabricação do cargueiro militar KC-390, que vive uma fase de expansão de suas vendas e é o maior avião até aqui feito pela Embraer.

A prova do cenário foi o avanço feito pela Boeing sobre a Embraer, de quem tirou mais de cem engenheiros depois do cancelamento do contrato, que resultou em uma complexa ação contra os americanos feita por associações da indústria nacional contra o que consideram concorrência predatória.

O que você está lendo é [Novo avião da Embraer depende de dinheiro e parcerias para voar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...