Líderes do setor público relembram suas provas e dão dicas a candidatos do Enem dos Concursos

Às vésperas do Enem dos Concursos, lideranças de órgãos e empresas públicas sugerem aos candidatos do certame que aproveitem esses últimos dias para buscar atividades relaxantes, revisar o conteúdo estudado e refletir sobre o propósito de atender à população e à administração pública.

Em depoimentos, os servidores relembraram como foi a preparação para se tornarem profissionais do setor. Parte deles foi aprovada em uma época em que ter acesso à internet era raro e o estudo dependia principalmente de livros e apostilas.

O CNU (Concurso Nacional Unificado), o maior certame da história, tem 2,1 milhões de inscritos e será aplicado no domingo (5) em 228 cidades pelo país. Serão 6.640 vagas ofertadas em 21 órgãos públicos.

Os servidores que compartilharam suas trajetórias tiveram entre quatro e seis meses para se preparar, tempo similar ao dos candidatos do CNU, cujo edital foi lançado no início de janeiro. Muitos também precisaram conciliar estudos e vida profissional, dedicando-se às provas nos intervalos do trabalho e aos fins de semana.

Um dos cargos mais cobiçados do CNU é o de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG), com 150 vagas abertas e salário inicial de R$ 20.924. Elizabeth Hernandes ocupa essa função há 23 anos e, hoje, é coordenadora de gestão do acervo e relacionamento externo na Imprensa Nacional.

Para ela, metade de sua aprovação no concurso se deu devido ao esforço nos estudos. Hernandes, que na época trabalhava como professora de educação física, precisava aproveitar todo o tempo livre para ler o conteúdo do edital, que ia de direito a finanças. Segundo a servidora, ela estudava até no transporte público, voltando do trabalho para casa.

"Os outros 50% se resumem a me manter calma e não cobrar de mim a obrigação de ser aprovada. Minha obrigação era fazer o melhor com os recursos que tinha", afirma. "Fui aquela que chega ao local de prova com bastante antecedência para dar tempo de encontrar a sala, passar no banheiro e ainda interagir, e até rir, com outros candidatos."

Ela diz que, nesta última semana, o candidato deve estar relaxado para fazer a prova. "Você não é obrigado a ser aprovado. Sua obrigação é continuar na luta por uma vida melhor para si e para todos."

O que você está lendo é [Líderes do setor público relembram suas provas e dão dicas a candidatos do Enem dos Concursos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...