Quais os riscos do cigarro eletrônico à saúde dos jovens

Esta é a edição da newsletter Cuide-se desta terça-feira (30). Quer recebê-la no seu email? Inscreva-se abaixo:

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

Os cigarros eletrônicos ou dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) têm preocupado especialistas em saúde pública devido aos seus potenciais riscos à saúde.

Pesquisadores destacaram que o uso entre 💥️adolescentes aumentou significativamente nos últimos anos, de acordo com um estudo da revista Pediatrics.

Em um relatório divulgado na última sexta-feira (26), a OMS (Organização Mundial de Saúde) descreveu o aumento do uso de álcool e cigarros eletrônicos em jovens de 11 a 15 anos na Europa como "alarmante".

Quase um quarto dos jovens de 18 a 24 anos no Brasil diz ter experimentado cigarro eletrônico em 2023, segundo dados da organização Vital Strategies e da Universidade Federal de Pelotas. É um aumento de 20% em relação a 2022.

💥️Por que jovens? Os vapes são comercializados em diferentes sabores, o que os torna especialmente atraentes para esse grupo.

↳ Piña Colada, Cappuccino, Banana e Mirtilo foram os quatro sabores de pod —versão menor e mais simples do vape— comprados pela repórter da 💥️Folha Geovana Oliveira para uma reportagem sobre a venda desses dispositivos nos aplicativos iFood e Rappi.

Apesar da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter decidido manter a proibição dos dispositivos eletrônicos no Brasil, para comprá-los nos aplicativos, é necessário apenas confirmar ter mais de 18 anos, o que pode ser feito clicando em um botão.

💥️Qual o impacto na saúde?

Há registros de inflamações pulmonares, doenças cardiovasculares e queda na imunidade, além de relatos de mortes e internações de jovens associadas ao uso desses produtos.

Um dos problemas mais conhecidos é o chamado "pulmão pipoca", nome associado a um tipo de bronquiolite obliterante (condição em que os brônquios ficam cheios de pequenas bolsas de ar) e que foi inicialmente diagnosticado em trabalhadores de uma fábrica de pipoca de micro-ondas —e que também atinge usuários de vape.

A Sociedade Americana do Câncer alerta que os vapes podem conter substâncias nocivas, como nicotina, produtos químicos tóxicos e até mesmo metais pesados, com potencial de causar danos graves ao organismo a longo prazo.

Também diz que o uso prolongado pode levar ao aparecimento de tumores e à dependência –e, por isso, afirma que qualquer pessoa, adulto ou jovem, não deve iniciar o uso de tabaco, incluindo cigarros eletrônicos.

Há ainda a chamada crise do Evali, sigla que remete a uma inflamação pulmonar associada a dispositivos eletrônicos. De setembro de 2023 a fevereiro de 2023, o CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA) registrou 2.807 pessoas com o diagnóstico e 68 mortes.

O que você está lendo é [Quais os riscos do cigarro eletrônico à saúde dos jovens].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...