Biden volta a fazer piada com idade ao entregar maior honraria dos EUA

O presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, voltou a brincar com a própria idade durante a cerimônia de entrega da Medalha Presidencial da Liberdade a uma série de personalidades e políticos americanos nesta sexta (3) em Washington. A honraria é a maior que pode ser recebida por um civil no país, ao lado da Medalha de Ouro do Congresso, e é prerrogativa do presidente escolher quem serão os agraciados.

Ao entregar a premiação na Casa Branca à nadadora olímpica Katie Ledecky, 27, Biden disse "não deixe a idade te atrapalhar" e "Katie, a idade é só um número". O presidente americano tem 81 anos, e sua idade avançada vem sendo levantada como motivo de preocupação em meio à campanha eleitoral e a uma série de gafes de memória.

A questão rendeu mais desgaste para Biden em fevereiro, quando um conselheiro especial do Departamento de Justiça disse em um relatório que o presidente tinha "memória fraca", um documento que serviu como munição para opositores.

Robert Hur investigava uma acusação de que Biden teria levado documentos confidenciais para casa quando era vice-presidente em 2017, mas resolveu não fazer acusações formais contra o democrata —entretanto, escreveu que Biden "não se lembrava de quando era vice-presidente" e "não se lembrava, mesmo num espaço de vários anos, quando seu filho Beau faleceu".

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Em resposta, Biden fez uma entrevista coletiva no mesmo dia em tom duro na Casa Branca, se mostrando irritado com o relatório e afirmando que sua memória está boa. Entretanto, no mesmo pronunciamento, cometeu novo deslize ao se referir ao ditador do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, como presidente do México.

Nesta sexta, Biden agraciou 19 pessoas com a Medalha Presidencial da Liberdade. A lista homenageava pioneiros em seus campos de atuação, como a atriz sino-americana Michelle Yeoh, a primeira mulher de origem asiática a vencer um Oscar de melhor atriz, em 2023; Ellen Ochoa, a primeira mulher latina a chegar ao espaço; e uma honraria póstuma a Jim Thorpe, o primeiro indígena americano a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

O que você está lendo é [Biden volta a fazer piada com idade ao entregar maior honraria dos EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...