Forças da Rússia entram em base militar dos Estados Unidos na África

Em meio à exacerbada tensão geopolítica entre o Ocidente e Moscou, militares da Rússia passaram a operar em uma base ainda ocupada por soldados americanos na capital do Níger, país do centro da África que passou por um golpe militar no ano passado.

Os contingentes dos dois rivais não são conhecidos, mas a situação foi confirmada nesta sexta-feira (3) pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. "Os russos estão em um complexo separado e não têm acesso às nossas forças e equipamentos", disse a repórteres no Havaí.

O risco de alguma altercação entre os militares parece baixo. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, apenas disse que seu país tem forças em diversas nações da África, sempre trabalhando em cooperação com os governos locais.

Isso era feito principalmente pelo grupo mercenário Wagner, que foi desmantelado no ano passado após seu líder, Ievguêni Prigojin, tentar um golpe contra a cúpula militar russa, insatisfeito com a perda de controle sobre seus negócios apesar de seu papel na Guerra da Ucrânia.

O golpe não veio, e Prigojin, que foi muito próximo do presidente Vladimir Putin, acabou morto dois meses depois num aparente atentado contra seu avião perto de Moscou.

O caso do Níger é emblemático da nova configuração geopolítica da região conhecida como Sahel, a faixa que divide a África subsaariana da porção árabe ao norte do continente. Até aqui, países da região trabalhavam com EUA e França, antiga potência colonial por lá, para combater o terrorismo islâmico endêmico na área.

O que você está lendo é [Forças da Rússia entram em base militar dos Estados Unidos na África].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...