Moradores de Sinimbu (RS) passam o dia retirando lama e contabilizando prejuízos

Depois de dias de chuvas intensas, um sol tímido surgiu na manhã deste sábado (4) em Sinimbu (RS), a 177 km de Porto Alegre, jogando mais luz sobre a devastação. Localizada no Vale do Rio Pardo, a cidade foi destruída pela força das águas após o transbordamento do rio Pardinho, que divide a área urbana em duas, na maior enchente de que se tem registro em sua história.

Os moradores e comerciantes passaram o dia tentando limpar os imóveis, tomados pela lama, vendo o que seria possível salvar e contabilizando os prejuízos. A prefeitura estima que mais de 2.000 pessoas foram desalojadas —a cidade tem pouco mais de 10 mil habitantes.

No centro da cidade, onde o nível da água atingiu mais de dois metros, o cenário é de guerra. Há casas e comércios destruídos por toda a parte.

Nas ruas, completamente enlameadas, restos de móveis, eletrodomésticos, alimentos e entulho se amontoavam. Nas cercas das casas, roupas sujas esperavam para ver quais ainda poderiam ser aproveitadas. Caminhões circulavam recolhendo o que era descartado, para tentar colocar um pouco de ordem no caos.

O gerente comercial Eunísio Vitalis, 44, que limpava a casa de seus pais e a da sua avó, de 89 anos, relembrou como a enxurrada tomou a cidade. "Por volta das 7h da terça [30], o rio transbordou pela primeira vez e a água chegou à avenida General Flores da Cunha [a principal da cidade]", conta. "Depois, a chuva deu uma trégua e a enchente baixou. As pessoas ficaram aliviadas e começaram a limpar sujeira de suas casas."

Poucas horas depois, no entanto, pessoas que moram na área rural da cidade —que fica na parte superior do município— começaram a mandar mensagens para amigos e parentes da área urbana avisando que chovia muito e os afluentes estavam levando muita água para o rio Pardinho. O resultado não se fez esperar.

O que você está lendo é [Moradores de Sinimbu (RS) passam o dia retirando lama e contabilizando prejuízos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...