Bato no peito, tenho o maior orgulho de fazer novela, diz Sophie Charlotte

Depois que fez a protagonista Maíra em "Todas as Flores" (Globoplay, 2022-2023), a atriz Sophie Charlotte, 35, conta ter tomado uma decisão: encarar o seu ofício de forma menos tensa e sofrida.

A artista afirma que interpretar a mocinha cega da trama escrita por João Emanuel Carneiro lhe provocou um frio da barriga e uma expectativa que até então ela nunca tinha sentido. "E [depois] foi tão legal, tão forte e tão potente, que eu prometi para mim mesma que ia manter e ampliar a minha dedicação cada vez mais, mas que eu não ia mais sofrer e tentaria ficar um pouco mais leve", diz.

E dá para conseguir isso? "Dá, óbvio que dá. Tem que dar", responde Sophie, em conversa com a coluna por videoconferência. "Eu entendi que na vida dá para você ter muito mais disposição e atenção, mas uma atenção alegre em vez de uma tensão."

Tem sido assim, garante ela, com Eliana, a sua personagem em "Renascer". "Tomara que as pessoas estejam se divertindo, porque eu estou me divertindo muito", afirma. "Ela é uma personagem surpreendente, inclusive para mim. São várias histórias em uma só, com muitos movimentos diferentes", diz.

Sophie define Eliana como uma vilã, mas "não totalmente perversa". "A vejo como uma sobrevivente, que não tem pena ao se colocar em primeiro lugar", diz.

A atriz tinha quatro anos quando a versão original da trama foi ao ar, em 1993, o que significa que ela não acompanhou a novela pela TV. Ao receber o convite para fazer o papel, ela diz que já estava inclinada a aceitar e que a certeza veio após descobrir que a primeira intérprete de Eliana tinha sido Patricia Pillar. "Admiro demais a artista que ela é", afirma.

Em seu processo para construir a megera, Sophie buscou cenas da versão dos anos 1990. Mas não se ateve apenas a isso, já que a adaptação feita por Bruno Luperi, neto do autor original, Benedito Ruy Barbosa, atualiza a história para os dias de hoje.

Nesse desenvolvimento, o pontapé inicial da atriz foi a caracterização visual. Após algumas pesquisas, Sophie sugeriu para a equipe da trama a imagem da influenciadora Kim Kardashian como inspiração estética —e não de personalidade, ressalta ela— para compor Eliana.

Dessa forma, a personagem ganhou unhas compridas, cabelo liso e mais escuro, maquiagem um pouco mais forte e o uso de roupas de ginástica no dia a dia, uma tendência de moda que está em alta entre influenciadoras. "A estética dela é muito voltada para o olhar masculino", afirma Sophie.

O que você está lendo é [Bato no peito, tenho o maior orgulho de fazer novela, diz Sophie Charlotte].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...