Morre Frank Stella, artista precursor do minimalismo nos EUA, aos 87

Frank Stella, criador das "Black Paintings" que no final da década de 1950 fecharam a porta para o expressionismo abstrato e apontaram o caminho para a era do minimalismo frio, faleceu neste sábado, 4, em sua casa em Nova York, aos 87 anos.

Sua mulher, Harriet E. McGurk, disse que a causa foi um linfoma.

Stella foi uma figura dominante na arte americana do pós-guerra, um inovador incansável e inquieto cujas explorações de cor e forma o tornaram uma presença imponente, constantemente discutida e em constante exposição.

Poucos artistas americanos do século 20 iniciaram a carreira com tanto destaque quanto ele. Stella tinha cerca de 20 anos quando suas pinturas pretas em grande escala —faixas pretas precisamente delineadas separadas por finas linhas em branco —tomaram de assalto o mundo da arte. Austeras, autorreferenciais, opacas, elas lançaram um feitiço arrepiante.

Em artigo na revista Art International em 1960, o historiador da arte William Rubin se declarou "quase hipnotizado" pela "presença mágica e misteriosa" das pinturas. O tempo apenas ratificou o consenso.

O que você está lendo é [Morre Frank Stella, artista precursor do minimalismo nos EUA, aos 87].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...