MDB encontra documento histórico sobre Diretas Já

Um documento histórico, que registra um dos marcos iniciais do movimento das Diretas Já, foi encontrado há duas semanas em Brasília.

Trata-se da ata da reunião do diretório nacional do PMDB em 14 de abril de 1983, ocasião em que o partido decidiu priorizar a campanha pelas eleições diretas para presidente da República.

O documento de dez páginas, escrito à mão, foi achado em uma sala da sede nacional do partido no Lago Sul, na capital federal, em meio a centenas de outras atas, armazenadas desde 1966.

A descoberta foi feita pela equipe voltada à pesquisa histórica da sigla, que vai celebrar 60 anos em 2026. Segundo esses pesquisadores, tudo indica que essa ata foi guardada 41 anos atrás e nunca mais foi consultada. A reportagem obteve com exclusividade uma cópia do documento.

Até abril de 1983, a proposta das eleições diretas tinha pouco fôlego entre as legendas de oposição e praticamente nenhuma repercussão entre a população.

Em 11 de março, Dante de Oliveira, deputado em primeiro mandato do PMDB mato-grossense, havia apresentado a emenda que ficou associada ao seu nome. O projeto previa eleições diretas para presidente da República ainda em 1984, dando fim definitivamente às mais de duas décadas de ditadura militar.

Era, no entanto, uma demanda restrita a alguns gabinetes políticos, que concorria com outras pautas do próprio PMDB e de outras siglas da oposição, como PDT e PT.

O que você está lendo é [MDB encontra documento histórico sobre Diretas Já].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...