Imagens mostram impacto da cheia histórica no Rio Grande do Sul

Fotos produzidas pelo satélite Sentinel 2 revelam o contraste da região metropolitana de Porto Alegre antes e depois das tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

A primeira imagem capturada em 21 de abril, antes da tragédia, se transforma no cenário devastado pelas enchentes percebido no segundo registro feito nesta segunda-feira (6), após o período das chuvas.

A capital gaúcha foi invadida pelas águas do lago Guaíba deixando algumas das principais vias do centro histórico submersas, desalojou moradores desalojados e serviços públicos afetados.

O município decretou estado de calamidade pública na noite de quinta (2), após a cheia histórica do Guaíba que atingiu 5,3 metros, o maior nível em sua história.

Segundo estimativas do governo estadual, o lago Guaíba deve demorar mais de 10 dias para ficar abaixo da cota de inundação, de 3 metros. A previsão, portanto, irá prolongar a emergência na capital gaúcha e nos demais municípios afetados.

Por causa das cheias, quatro das seis estações de tratamento de água da cidade estão com o funcionamento interrompido. Neste domingo (5), o prefeito Sebastião Melo (MDB) disse que 70% da população da capital gaúcha enfrenta desabastecimento de água.

Melo pediu aos moradores da capital gaúcha que tenham casas no litoral que deixem a cidade por alguns dias para tentar reduzir o consumo de água.

Carregando imagens...
O que você está lendo é [Imagens mostram impacto da cheia histórica no Rio Grande do Sul].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...