Javier Milei diz que não há solução instantânea para recuperar Ilhas Malvinas

O presidente da Argentina, Javier Milei, disse em uma entrevista à emissora pública britânica BBC publicada nesta segunda-feira (6) que reconhece que as Ilhas Malvinas estão "nas mãos do Reino Unido" no momento, e disse que "não existe solução instantânea" para reavê-las.

O ultraliberal afirmou que não vai renunciar à soberania das Malvinas, chamadas de Falklands pelos britânicos, mas que podem ser necessárias "décadas" para recuperar a soberania argentina das ilhas. Milei deixou claro que Buenos Aires "não busca um conflito" com Londres a respeito do tema.

O arquipélago fica localizado a 400 quilômetros da costa argentina e a quase 13 mil quilômetros do Reino Unido. O território foi palco de uma guerra não declarada de 74 dias entre a Argentina, na época governada pela ditadura militar, e o Reino Unido da premiê Margaret Thatcher em 1982.

O conflito terminou com a rendição de Buenos Aires depois de 255 britânicos e 649 argentinos mortos —destes, quase metade morreram em apenas um incidente, quando um submarino nuclear do Reino Unido atacou e afundou o cruzador General Belgrano. A derrota da ditadura precipitou a queda do regime militar e a volta da democracia na Argentina.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, o ex-premiê David Cameron, visitou as Malvinas em fevereiro e disse que espera que o território deseje permanecer sob a administração do Reino Unido "por muito tempo, possivelmente para sempre".

O que você está lendo é [Javier Milei diz que não há solução instantânea para recuperar Ilhas Malvinas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...