Kirchnerismo se perdeu de suas origens, diz Alberto Fernández na Argentina

A primeira entrevista de Alberto Fernández na Argentina após deixar a Presidência em dezembro e ser sucedido por Javier Milei exemplificou a crise no peronismo, força política histórica derrotada nas urnas pelo projeto ultraliberal do atual ocupante da Casa Rosada.

Falando ao canal Cenital em conversa de duas horas transmitida neste domingo (5), ele criticou sua vice, a também ex-presidente Cristina Kirchner, com quem manteve frágil relação ao longo de seu mandato. Ele diz não falar com ela desde dezembro passado, na posse de Milei.

"O que está em discussão é o que é o kirchnerismo", disse Fernández, investigado por corrupção.

"Eu me reivindico como um dos fundadores do kirchnerismo; mas o kirchnerismo detestava a dívida pública e trabalhava pelo equilíbrio fiscal. De repente, passou a achar que não é tão mau o déficit."

Alberto Fernández foi muito próximo do ex-presidente Néstor Kirchner, que governou de 2003 a 2007 e morreu em 2010. Chegou a ser chefe de seu gabinete de ministros.

É de Néstor, marido de Cristina, que se originaram as ideias para o kirchnerismo, a corrente do peronismo que se coloca à esquerda. Com a morte dele, Cristina se tornou a principal figura dessa vertente.

Uma das principais diferenças entre a condução do país que defendia Fernández e a que apoiava Cristina durante seu governo estava na relação com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

A Argentina tem uma dívida de US$ 44 bilhões com o organismo, e Cristina era arredia à ideia de negociar com o fundo sobre o endividamento contraído pelo direitista Mauricio Macri, hoje aliado de Milei.

Fernández disse que há necessidade de renovação política nas fileiras no kirchnerismo ou de novas formas de fazer política. Citou exemplos de alianças incomuns na região que lograram vitória nas urnas, uma delas a de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) no Brasil. "Seu vice-presidente é um nome de centro-direita, e eles convivem."

O que você está lendo é [Kirchnerismo se perdeu de suas origens, diz Alberto Fernández na Argentina].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...