O que se vê em São Paulo é a politização da polícia

O filme "Zona de Interesse", dirigido por Jonathan Glazer, nos impacta ao acompanhar uma família desfrutando de uma vida normal ao lado do campo de concentração de Auschwitz, na Segunda Guerra Mundial. Sabemos o que foi o Holocausto, mas é chocante ver como a vida pode seguir bem ao lado, muro a muro, de um ambiente de morte e horror.

Com esse sentimento de doloroso estranhamento, escrevo sobre a importância de humanizar nosso olhar para a violência contida na "nova" política de segurança pública do governo paulista, sob orientação do governador Tarcísio de Freitas e liderada pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. Uma política que está nos fazendo retroceder a um tempo de triste memória em que temíamos as ações violentas da Rota nas ruas de São Paulo.

O que estamos vendo é a politização da polícia com troca de comando, com viés ideológico, que privilegia o uso da força à inteligência e à prevenção. Foram deflagradas verdadeiras guerras contra a criminalidade apostando apenas no confronto e na repressão, sem investir em tecnologia adequada, e cientificamente eficiente, para a redução da letalidade policial; sem conhecimento dos territórios e das dinâmicas geradoras das violências; e sem enfrentar, de fato, as estruturas do crime organizado que pretendem combater.

Insensível aos benefícios expressivos do programa Olho Vivo, Tarcísio congelou investimentos nas câmeras dos uniformes dos policiais e realizou "operações especiais" na Baixada Santista sem priorizar os registros de vídeos e sem considerar a segurança de quem vive nas comunidades, que também se transformaram em alvos.

Não podemos aceitar como "normal" o número de mortes nas duas operações, a segunda mais letal da história da Polícia Militar de São Paulo, atrás apenas do massacre do Carandiru. Somadas, elas resultaram na morte de 84 civis e 2 policiais militares, entre setembro de 2023 a março de 2024.

O que você está lendo é [O que se vê em São Paulo é a politização da polícia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...