O risco de uma nova pandemia

Imagine um exercício em que vários cenários possíveis são simulados a fim de estimar a probabilidade de que um determinado cenário aconteça. Agora imagine que o que está sendo simulado são combinações de vários fatores que podem resultar em uma pandemia. Esse exercício foi feito e os resultados publicados em novembro de 2023.

O estudo estima que há 4,2% de chance de que uma nova pandemia aconteça no próximo ano, causando a morte de 10 milhões de pessoas ou mais. Considerando os próximos cinco anos, a chance aumenta para 19%. Considerando os próximos 10 anos, a chance passa para 35%.

Caso o cenário fosse de uma pandemia que causasse um milhão de mortes ou mais, a chance de que a mesma aconteça é de 6,3% em um ano, 28% em cinco anos e 48% em dez anos.

Já há um consenso de que uma nova pandemia vai acontecer, ainda que não se possa afirmar qual o patógeno será o causador. Muito provavelmente, entretanto, a mesma deve ocorrer ainda este século.

A pandemia de Covid-19 deixou claro o despreparo de grande parte dos países. Há três atividades cruciais que precisam estar estruturadas para o enfrentamento de epidemias e pandemias.

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

Primeiro, a prevenção, cuja vigilância é a peça-chave. Isso inclui vigilância genômica para identificação de patógenos e cepas circulantes, vigilância de casos de febre de origem desconhecida e vigilância de animais, já que a grande maioria das pandemias foram causadas por zoonoses. Uma função crítica da vigilância é produzir um sistema de alerta que permita que o sistema de saúde se adapte ao aumento da demanda por serviços em tempo hábil.

Segundo, a preparação, ou seja, o que deve acontecer para que haja uma resposta rápida a emergências, sejam elas um surto, epidemia ou pandemia. Uma boa preparação implica na rápida detecção de surtos e de seu agente causador, na rápida aquisição de insumos, na capacidade de subsidiar a resposta (através da análise de dados coletados pela vigilância) e na estrutura para desenvolvimento de testes rápidos e vacinas.

O que você está lendo é [O risco de uma nova pandemia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...