Deputada perde casa, diz que RS ficará sob a lama e que agora entende a dor de quem perde tudo

Eleita para a Câmara dos Deputados em 2022 com mais de 40 mil votos, a deputada federal Franciane Bayer (Republicanos-RS) diz ter experimentado na própria pele a tragédia que inundou e devastou lares de milhares de conterrâneos no Rio Grande do Sul.

A parlamentar deixou sua casa em Canoas na sexta-feira (3), acompanhada do marido, dos filhos adolescentes e de seus animais de estimação, depois de passar a tarde erguendo móveis para tentar poupá-los da inundação que se anunciava. No dia seguinte, descobriu que o esforço foi em vão: uma foto enviada por um vizinho mostrava a água barrenta alcançando a altura do telhado da residência.

Bayer buscou abrigo na casa da mãe, em Porto Alegre, a cerca de 20 km de Canoas. Mas, mais uma vez, se viu tendo que sair às pressas. Sem luz, sem água, sem sinal de internet e com a inundação cada vez mais próxima, refez as malas e recorreu a um barco para ser resgatada junto à sua família na segunda-feira (6).

"É um cenário que a gente nunca viu e nunca imaginou", afirma a deputada federal à coluna. "A gente não consegue compreender o que está acontecendo. Às vezes, é difícil de assimilar. As casas de muitas pessoas não estavam em região de risco ou em área ribeirinha", segue.

"Como ser humano, a gente começa a entender um pouquinho da dor do outro. Quando aconteceram as outas enchentes no estado, em setembro do ano passado, fui para o Vale do Taquari fazer meu trabalho voluntário, mas hoje entendo que só sentindo o que é perder para entender."

Bayer diz ter sido cobrada por eleitores por não ter destinado emendas parlamentares do orçamento de 2024 para a prevenção de desastres no estado —a única a fazê-lo foi Fernanda Melchionna (PSOL-RS), sua colega de Câmara, que reservou R$ 1 milhão para o tema.

O que você está lendo é [Deputada perde casa, diz que RS ficará sob a lama e que agora entende a dor de quem perde tudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...