Aliados de Leite veem com desconfiança autoridade federal para RS

A decisão do governo Lula (PT) de criar uma autoridade pública federal para centralizar as ações no Rio Grande do Sul foi vista com desconfiança pelo PSDB e por aliados do governador, o tucano Eduardo Leite.

A avaliação é que a relação entre as esferas nacional e estadual tem sido produtiva, embora os partidos de Lula e Leite sejam adversários –os dois podem inclusive se enfrentar na disputa presidencial em 2026.

Na avaliação de tucanos, indicar um czar federal, a depender de quem for, poderá criar ruídos desnecessários e disputas por protagonismo. Isso será especialmente importante quando passar a fase de resgate e salvamento e começar a de reconstrução, em que deve haver uma abundância de recursos à disposição.

Dois dos possíveis nomes para o cargo têm perfil marcadamente político: o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, e o presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto. Ambos são gaúchos e potenciais candidatos ao governo estadual em 2026.

O que você está lendo é [Aliados de Leite veem com desconfiança autoridade federal para RS].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...