Análise: Lula e Leite enfrentam desafios diferentes na crise prolongada; veja vídeo
A reunião em que o governo federal anunciou a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul por três anos reforçou uma imagem de cooperação, mas também exibiu um ponto de atrito entre o governador Eduardo Leite (PSDB) e o presidente Lula (PT).
Leite queria uma anistia para a dívida do Rio Grande do Sul –ou seja, que o governo federal considerasse pagas as parcelas desses três anos. O Ministério da Fazenda topou suspender os pagamentos, mas determinou que eles devem ser quitados depois. O governador não escondeu o que pensava: disse que a ajuda era importante, mas insuficiente.
Acompanhe tudo que acontece em Brasília nesta terça-feira (14)
Esse desencontro mostrou bem os desafios políticos de cada um dos lados na crise provocada pelas inundações no Rio Grande do Sul. O governador ainda mede o impacto de um desastre prolongado, tenta dividir a fatura com o governo federal e pensa em como bancar um trabalho de reconstrução que vai consumir todo o restante de seu mandato.
O presidente, por sua vez, tenta aproveitar o canhão poderoso do governo federal para anunciar medidas direcionadas ao estado quase todos os dias, num esforço para amenizar o peso dos contornos nacionais que a tragédia inevitavelmente ganhou.
Veja vídeo da análise de Bruno Boghossian.
💥️LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 💥️7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O que você está lendo é [Análise: Lula e Leite enfrentam desafios diferentes na crise prolongada; veja vídeo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments