Maduro obtém vitória com resultado inverossímil

Depois de um dia que em geral transcorreu de maneira pacífica e com uma participação em massa de eleitores, as eleições presidenciais na Venezuela ficaram marcadas pela suspeita.

Passaram mais de seis horas entre o fechamento das mesas eleitorais e a divulgação dos resultados. Neste tempo, o Conselho Nacional Eleitoral não deu nenhum resultado, nem mesmo uma cifra oficial sobre quantos venezuelanos participaram das eleições. Nenhum relatório de como transcorria o processo.

Até três meses atrás, Edmundo González Urrutia era um perfeito desconhecido. Avalizado pelo carisma e pela frenética campanha de María Corina Machado, a poucos dias das votações passou a ser o claro favorito, segundo as pesquisas mais confiáveis. Nas horas de espera e diante da falta de resultados, o The Washington Post, por exemplo, recorreu à pesquisa de boca de urna da empresa americana Edison Research, que deu 65% ao ex-embaixador, e 31% a Nicolás Maduro. Segundo o comando opositor, esta era a tendência real.

A crescente popularidade de uma figura que passava ao largo do grande público até março passado talvez tenha sido uma variável subestimada pelo chavismo. Mas, no domingo, González parecia aglutinar o desejo de mudança, que se manifestou de forma maciça nas urnas, com militantes opositores que de forma pacífica compareceram aos centros de votação até mesmo desde a noite anterior, algo nunca visto na Venezuela.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Embora o chavismo não tenha jogado limpo ao longo da campanha, talvez projetasse um resultado mais favorável, e isso explicaria a decisão política de paralisar a transmissão de resultados dos diferentes pontos do país até a sala de totalização do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em Caracas, cujo acesso também foi negado aos delegados da oposição. Após essa paralisação, a situação se inverteu, e Maduro, de acordo com o órgão eleitoral ligado ao governo, obteve 51,2% dos votos, ante 44,2% do candidato opositor.

Se nos guiarmos pelos vídeos e fotografias que foram compartilhados de centenas de lugares, por parte dos relatos, estava ocorrendo uma clara derrota do chavismo.

A pergunta que está pairando na Venezuela desde que González começou a avançar muito notavelmente nas pesquisas, e hoje faz mais sentido, é o que fará o chavismo com esse resultado. E, agora especialmente, se ia jogar com fraude, por que deixou as coisas chegarem a este ponto?

O que você está lendo é [Maduro obtém vitória com resultado inverossímil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...