Arquitetura hospitalar humanizada

Imagem Ilustrando a Notícia: Arquitetura hospitalar humanizadaO evento reúne 16 ambientes assinados pelos mais renomados profissionais | Foto: Divulgação

A humanização do ambiente é crucial para aliviar o sofrimento e promover uma abordagem mais compassiva e cuidadosa. O atendimento centrado no ser humano envolve várias dimensões, desde o preparo dos profissionais para interagir com os pacientes até a consideração de detalhes no ambiente físico das instituições. 

O espaço ‘Ala Quimioterapia Humanizada’, que está em exposição na casa da Enec Engenharia, até 24 de novembro, de terça-feira a sexta-feira, das 18h às 22h, foi idealizado pela arquiteta Grace Santiago e pensado para atender pacientes em tratamento contra o câncer. Nele, a profissional pensou minuciosamente em detalhes que podem proporcionar um refúgio de paz e bem-estar.

No Brasil, existem poucos estudos abordando a humanização hospitalar, uma vez que o termo frequentemente é empregado para descrever a estrutura física de um estabelecimento ou os serviços prestados à comunidade. Dentro dos espaços hospitalares, a ‘humanização do ambiente físico’ pode funcionar como uma ferramenta terapêutica.

O projeto visa demonstrar como é possível criar ambientes hospitalares que proporcionem um impacto positivo no processo de tratamento de pacientes enfrentando o desafio do câncer. “Através da psicologia ambiental e da neuroarquitetura, o projeto evidencia a relação profunda entre o ser humano e seu ambiente construído”, assegura Grace.

Segundo a arquiteta, a atenção neurossensorial é uma preocupação constante, pois estimula os cinco sentidos do corpo humano: visão, audição, paladar, olfato e tato. “O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos”, conta.

Elementos como iluminação, paleta de cores, níveis de ruído e configuração espacial desempenham papéis cruciais nessa abordagem humanizada. Cada um desses fatores pode influenciar o conforto emocional dos pacientes, contribuindo para um ambiente de cura mais abrangente e positivo.

De acordo com o oncologista clínico do Centro de Oncologia IHG, em Goiânia, Gabriel Felipe Santiago, “É sempre importante a humanização do ambiente hospitalar de forma que isso traga para o paciente uma sensação de acolhimento e bem-estar”, explica.

Dessa maneira, segundo o médico, a influência positiva de um ambiente humanizado na recuperação e nos resultados terapêuticos é, particularmente, crucial para pacientes com câncer. Isso cria um ambiente onde os pacientes se sentem mais seguros e confortáveis, aspectos essenciais para o usuário.

No entanto, Gabriel Santiago ressalta que os espaços presentes em instalações hospitalares devem reunir várias qualidades, incluindo segurança, higiene e saúde. “Esses elementos combinados favorecem uma interação positiva do paciente com o ambiente, o que é benéfico, tanto para aqueles que buscam a cura, quanto para aqueles que passam por cuidados paliativos. E mesmo para pacientes que não podem ser curados, a humanização do ambiente é crucial para aliviar o sofrimento e promover uma abordagem mais compassiva e cuidadosa”, assegura o médico.

💥️Inspiração

O ambiente é uma homenagem à Casa de Apoio São Luiz, da família dos cantores Leandro e Leonardo. A iniciativa inspiradora faz lembrar que o design e a arquitetura têm o poder de transcender a mera estética. Eles têm a capacidade de tocar os corações, trazer conforto emocional e fazer uma diferença significativa na vida das pessoas. “É um exemplo emocionante de como a criatividade pode ser uma ferramenta poderosa para trazer esperança e alívio em momentos difíceis”, aponta a arquiteta.

A Ala de Quimioterapia Humanizada incorpora, ainda, elementos de conscientização e interação, como o ‘Cantinho da Conscientização’, destinado a estimular discussões e palestras educativas. Além disso, o projeto se destaca por focar em pacientes oncológicos, trazendo melhorias significativas para suas experiências durante o tratamento.

💥️Mostra Kzulo

A Mostra Kzulo de arquitetura, tradicional evento que reúne profissionais e entusiastas da área, implantou uma entrada totalmente solidária em prol da Casa de Apoio São Luiz. Até dia 24 de novembro, além de apreciar os projetos expostos, os visitantes também poderão contribuir com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis sem custo a mais.

A Mostra tem em sua proposta apresentar as últimas tendências e inovações no campo da arquitetura e do design de interiores. Com ambientes cuidadosamente decorados e projetados, o evento atrai profissionais da área, estudantes e pessoas interessadas em conhecer as novidades do setor.

Neste período, a visitação da Mostra Kzulo acontece de terça a sexta-feira, das 18h às 22h. Os visitantes poderão apreciar os belos ambientes, fotografar e conhecer as tendências do morar bem. Este ano o evento reúne 16 ambientes assinados pelos mais renomados profissionais. 

Serviço

💥️Mostra Kzulo & Ala Quimioterapia Humanizada

Quando: até 24 de novembro

Onde: Rua T-3, Nº 2016, Setor Bueno & Goiânia

Horário: 18h

Entrada solidária

O que você está lendo é [Arquitetura hospitalar humanizada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...