O 3G vai começar a ser desligado este ano em Portugal. O que precisa de saber? - Telecomunicaçõ

MEO, NOS e Vodafone Portugal revelaram os planos para desligar o 3G, à semelhança do que está a acontecer em outras operadoras internacionais. Veja as respostas Às principais questões e o que precisa de saber para não ficar sem “rede”. O 3G vai começar a ser desligado este ano em Portugal. O que precisa de saber?

Com a evolução das redes de telecomunicações, e a chegada do 5G, os sistemas mais antigos começam a ficar obsoletos e deixarem de ser utilizados pelos clientes das grandes operadoras. 💥️Na semana passada foi notícia que tanto a Vodafone, como a NOS e MEO já têm um calendário alinhavado para o processo de encerramento das suas redes 3G.

Esse plano já era conhecido em 2022, inicialmente como uma probabilidade e sem calendário, mas agora aproveita a boleia de outras operadoras internacionais para desligar o 3G, como é o caso da Orange, que planeia fazê-lo em 2025. 💥️Trata-se de um processo gradual e o tempo planeado prende-se sobretudo pelo número de assinantes de uma empresa que ainda utilizam a rede. Por exemplo, no caso da Orange, apenas vai desligar o serviço 3G até ao final de 2028 no território francês uma vez que o número de clientes ainda é muito expressivo; e o 2G apenas em 2025, por ser já residual.

Altice Portugal começa a desligar 3G já em setembro. Processo estará concluído em 2024

Ver artigo

Para compreender melhor o processo de encerramento das redes 3G em Portugal, o 💥️ysoke TEK elaborou um explicador com as principais dúvidas e respostas possíveis fornecidas pelos operadores. Tentámos ainda apurar junto às operadoras quantos clientes ainda estavam a utilizar a rede 3G, mas ainda não foi possível obter respostas.

💥️Porque razão para as operadoras vão fechar as redes 3G?

A 💥️razão é sobretudo a necessidade de modernizar as redes. As operadoras estão agora empenhadas em manter as ainda (muito) atuais redes 4G e a expandir o 5G gradualmente. Como refere a Vodafone Portugal “esta mudança é inevitável perante a evolução tecnológica e permitirá responder ao crescente consumo de dados, realocando as frequências até agora utilizadas pelo 3G para uso de redes mais modernas como o 4G e 5G”.

A 💥️atualização das redes é vista pelas operadoras como benéfico para a digitalização do país: as comunicações ganham mais velocidade, capacidade, estabilidade, eficiência e resiliência.

“💥️Com o objetivo de continuar a modernizar a sua rede, garantindo a melhor qualidade de serviço, e dando resposta às crescentes exigências de consumo de dados e do número de devices conectados, a Altice Portugal vai descontinuar, faseadamente, a tecnologia 3G”, havia confirmado a empresa ao ysoke TEK.

💥️Qual é o calendário de encerramento das operadoras portuguesas?

A Vodafone Portugal foi a primeira a assumir uma data concreta para o início do encerramento do 3G. A 💥️operadora avisa desta forma com um ano de antecedência o encerramento progressivo da sua rede antiga, começando em julho de 2024. Ficou a promessa de uma transição suave e gradual.

Vodafone Portugal vai desativar a rede 3G para se focar totalmente na nova geração de comunicações

Ver artigo

A 💥️NOS imitiu um pequeno comunicado de que o seu processo de descontinuação do 3G também terá início a partir de meados do próximo ano. A data ainda não foi totalmente confirmada, mas a operadora diz que vai emitir um comunicado em breve para começar a avisar os seus clientes.

Por fim, a MEO vai ser a primeira a iniciar o processo de encerramento da sua rede 3G. A 💥️Altice Portugal é a única com um calendário já definido, salientando que vai iniciar o processo a partir do dia 3 de setembro de 2023, num processo que espera estar concluído até ao dia 31 de janeiro de 2024.

💥️Vai ser necessário trocar de telemóvel com o encerramento da rede 3G?

Tudo depende da antiguidade do equipamento. 💥️Se este for compatível com o 4G, então não via ser necessário. Os smartphones mais recentes estão, pelo menos preparados para 4G, mesmo que ainda não tenham suporte a 5G, pelo que o encerramento da rede 3G não vai afetar. Por outro lado, caso os equipamentos tenham acesso a redes 2G e 3G, quando a rede em questão for encerrada, podem continuar a aceder através do 2G, que vai manter-se operacional. Mas esta rede apenas vai permite fazer chamadas telefónicas e não a transferência de dados (como navegar na internet).

Assim, no que diz respeito aos telemóveis antigos, à partida vai poder continuar a utilizá-los, acedendo à tecnologia 2G enquanto os operadores mantiverem essa rede ativa, até que decida fazer a atualização do equipamento.

💥️O telemóvel vai registar-se automaticamente noutra rede quando o 3G for desligado?

Tudo depende de como os equipamentos foram configurados pela fabricante ou operador quando os adquiriu. 💥️Alguns podem ter sido configurados ou bloqueados para funcionar apenas em 3G, de forma a obter, por exemplo, uma melhor qualidade de rede, explica a Vodafone Portugal. Se for o caso, terá de ajustar as configurações do equipamento de forma a funcionar com outras redes. Se for um telemóvel antigo, sem alterar para o 4G e 5G vai poder efetuar comunicações por voz no 2G.

💥️O cartão SIM vai ser o mesmo com o encerramento da rede 3G?

Caso o cartão seja antigo e não consiga estabelecer ligação às redes 4G e 5G é possível fazer a troca para um novo cartão SIM recente. 💥️No caso da MEO e Vodafone Portugal, essa troca é gratuita, bastando dirigir-se a qualquer loja das operadoras e respetivas linhas de apoio. A Vodafone Portugal explica na sua página que se adquiriu ou trocou o cartão SIM após 2012 não vai precisar fazer nada para utilizar as redes 4G e 5G. Se for anterior a 2012 o mais provável é ainda não estar preparado para as redes mais recentes.

💥️Vou ser avisado pelo meu operador caso o meu cartão seja incompatível com as novas redes?

Sim. No calendário de encerramento gradual, os 💥️operadores afirmam que caso os cartões SIM sejam compatíveis com 2G, os utilizadores não vão sentir diferença quando o 3G for desligado no que diz respeito às chamadas. Mas se estiver a funcionar exclusivamente em 3G vai ter de trocar o cartão.

A 💥️Vodafone Portugal afirma que vai entrar em contacto com todos os seus clientes que estejam numa situação em que quando a rede 3G se desligar vai afetar o seu funcionamento. O contacto será válido tanto para clientes particulares como empresariais e será efetuado nos próximos meses, para agilizar a transição atempadamente e de forma mais simples. A NOS também afirmou que os seus clientes vão ser avisados sobre o calendário da mudança.

💥️Em que região do país se vai iniciar o processo de desligamemento da rede 3G?

Para esclarecer os seus clientes, a 💥️Vodafone Portugal diz que o processo de descontinuação do 3G apenas tem início daqui a um ano, em julho de 2024 e até lá nada muda. Apesar de progressivo, a operadora diz que será generalizado a todo o país. A estratégia da empresa é conseguir criar condições durante este próximo ano para que essa transição seja o mais ágil possível e sem perturbações para os seus clientes, independentemente da zona do país onde se encontrem.

Já a 💥️MEO tem um calendário estruturado, com datas especificas por distrito e concelho. A primeira fase, a começar no dia 4 de setembro, o interior do Norte de Portugal será a primeira área a desligar o 3G, englobando Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda. A segunda fase começa a 30 de setembro para a zona interior centro e sul, incluindo Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal (exceto a Área Metropolitana de Lisboa). A terceira fase começa a 31 de outubro no Norte litoral, afetando Viana do Castelo, Braga, Aveiro (exceto Área Metropolitana do Porto) e ainda os Açores. A quarta fase começa a 30 de novembro para o centro litoral, apanhando Coimbra, Leiria, Santarém, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Por fim, a última fase, com início em 31 de janeiro de 2024, foca-se nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, Faro e Madeira.

💥️O que vai acontecer às soluções e aplicações empresariais que usam a rede 3G?

💥️No caso de soluções empresariais, a MEO afirma que se deve verificar se as mesmas suportam pelo menos 2G, 4G ou 5G para o seu funcionamento. “Se assim for, apenas terá de garantir a compatibilidade dos equipamentos e/ou cartões SIM com as tecnologias necessárias. Caso contrário, ou se for necessário utilizar débitos de transmissão de dados ou características não suportadas, contacte-nos”, refere a MEO no seu FAQ. A MEO diz que se for necessário substituir os cartões SIM vai enviá-los para a morada registada no seu sistema.

A 💥️MEO refere ainda que se houver um Nome de Ponto de Acesso (APN) limitado à rede 3G também vai proceder à respetiva atualização para 4G ou 5G. Os clientes devem verificar se é necessário atualizar os equipamentos e cartões SIM.

💥️Quais os smartphones 3G que podem ser afetados com o fim de rede?

A 💥️Vodafone listou alguns dos equipamentos 3G do seu portfólio que poderá consultar: Huawei ETS3, Huawei S7-303U Springboard, Huawei G Play mini, Santok 3600, Alcatel One Touch 2045X, Alcatel 1C, Alcatel One Touch Pop C7, Alcatel Pixi 4, Nokia C2-01, Nokia 208, Mobiwire Dakota, Apple iPhone 4 e 4S, Samsung Galaxy Grand Neo Plus, Samsung S5839i Galaxy Ace, Samsung Galaxy Young, Vodafone Smart 4 mini, Vodafone Smart mini 7, Vodafone Smart first 6, Vodafone 353, Vodafone Smart grand 6, Telit HE910, Quectel UC15. A MEO e a NOS não identificam os equipamentos afetados.

O que você está lendo é [O 3G vai começar a ser desligado este ano em Portugal. O que precisa de saber? - Telecomunicaçõ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...