Portugal estreia-se a liderar grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia - Ciência Tek

A investigadora Zita Martins prepara-se para liderar um grupo de trabalho de exploração científica na Agência Espacial Europeia, a partir de 2024. A nomeação assinala a estreia de Portugal em funções do género. Portugal estreia-se a liderar grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia Zita Martins Zita Martins

💥️Zita Martins, professora do Instituto Superior Técnico e investigadora do Centro de Química Estrutural, 💥️vai liderar o Solar System Exploration Working Group (SSEWG), um grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) que dá 💥️aconselhamento sobre a ciência e exploração do Sistema Solar.

Trata-se da 💥️primeira vez que uma personalidade portuguesa ocupa o cargo de presidente do SSEWG, função que irá exercer a partir de janeiro de 2024 e durante esse triénio. No mesmo período, a par de presidir o SSEWG, a investigadora será também membro do Space Science Advisory Committee (SSAC), órgão da ESA perante o qual responderá.

“É uma honra enorme para mim, por ver o meu trabalho reconhecido na minha área e é ótimo para o Técnico e para Portugal”, comentou a cientista doutorada em Astrobiologia, ramo onde trabalha há mais de 20 anos, citada em comunicado.

“Nestas reuniões e grupos de trabalho vai discutir-se o 💥️futuro das ciências planetárias e das ciências no nosso sistema solar”, prossegue, reconhecendo que “vão ser alguns anos de bastante trabalho”. No entanto, a investigadora considera que “vai ser muito interessante ver ‘o outro lado’ também, porque a ciência não é só especificamente estar fechada num laboratório”.

A ESA conta atualmente com 💥️grupos de trabalho que debatem tópicos como futuras missões de exploração a luas geladas. Europa (Júpiter), Encélado (Saturno) ou Titã (Saturno) são algumas das hipóteses. A cientista prevê que, nas próximas décadas, seja feito o respetivo planeamento para                             .

“Ver algumas dessas missões serem lançadas seria uma alegria enorme”, refere Zita Martins.

Zita Martins é professora do Instituto Superior Técnico e investigadora no Centro de Química Estrutural (CQE). Doutorada em Astrobiologia pela Universidade de Leiden (Países Baixos), a sua investigação incide principalmente sobre a presença de compostos orgânicos em meteoritos e cometas, procurando explicações para a origem da vida na Terra, explica o comunicado.

Ao longo de mais de 20 anos de carreira científica, 💥️participou em vários projetos internacionais de investigação, incluindo participações em missões das agências espaciais europeia, ESA, norte-americana, NASA, e japonesa, JAXA. 💥️Foi Royal Society University Research Fellow no Imperial College London (Reino Unido) até 2017.

Em 2015, foi 💥️nomeada Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada por “méritos excecionais na ciência”. É, desde 2023, 💥️consultora do Presidente da República para a área de Ciência, Inovação e Transição Digital.

O que você está lendo é [Portugal estreia-se a liderar grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia - Ciência Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...