Três meios de comunicação digitais processaram OpenAI por treinar IA com material jornal&iac

The Intercept, Raw Story e AlterNet são os meios de comunicação digitais que avançaram com processo contra a OpenAI, por usar o seu material jornalístico sem autorização, pagamento ou crédito, para treinar o seu modelo de IA. Três meios de comunicação digitais processaram OpenAI por treinar IA com material jornalístico sem autorização

The Intercept, Raw Story e AlterNet 💥️sublinham que milhares das suas histórias foram utilizadas pela OpenAI para treinar chatbots a responder a perguntas feitas pelos utilizadores, aproveitando, desta forma, o seu material jornalístico sem autorização, pagamento ou crédito.

A OpenAI, responsável pelo ChatGPT, tecnologia baseada em inteligência artificial (IA), com sede em São Francisco, Estados Unidos, 💥️não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, noticiou a agência Associated Press (AP). Estas organizações consideram esta alegada prática uma ameaça financeira.

Alguns meios de comunicação, incluindo a AP, fecharam acordos de licenciamento para uso do seu material. Após o fracasso de negociações semelhantes, o 💥️The New York Times abriu seu próprio processo em dezembro para interromper a prática ou receber uma indemnização.

Os três meios de comunicação que processaram a OpenAI não ofereceram exemplos específicos de histórias que alegam terem sido roubadas. 💥️Mas realçaram que as recriações que o ChatGPT utilizou para treinar os seus bots resultaram de exemplos de material dos três meios de comunicação.

Dona do ChatGPT reconhece que não é possível treinar IA sem conteúdos protegidos por direitos de autor

Ver artigo

"Ao fornecer respostas, o ChatGPT dá a impressão de ser uma fonte omnisciente e inteligente das informações fornecidas, quando, na realidade, as respostas são frequentemente baseadas em 💥️trabalhos jornalísticos protegidos por direitos de autor que o ChatGPT simplesmente imita", pode ler-se na acusação.

Embora o Times, como publicação impressa, 💥️possa pagar por um registo federal de direitos de autor para todo o seu material em massa, as publicações digitais não têm essa capacidade.

Mas os advogados dos três meios de comunicação que avançaram esta quarta-feira com um processo no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Sul de Nova Iorque 💥️afirmam que os seus artigos jornalísticos estão protegidos por direitos de autor, mesmo sem pagar a taxa.

Além do Times, vários autores, incluindo Sarah Silverman, também processaram a empresa por violação de direitos de autor. O 💥️Intercept lista a Microsoft como réu porque a gigante da tecnologia investiu biliões de dólares para o desenvolvimento da IA pela OpenAI.

💥️Raw Story e AlterNet não processaram a Microsoft porque têm uma parceria de notícias com a empresa, explicou um porta-voz.

A 💥️ação pede pelo menos 2.500 dólares (2.300 dólares, à taxa de câmbio atual) em indemnização por cada vez que uma das suas histórias for usada pelo ChatGPT.

"À medida que as redações de todo o país são dizimadas por imperativos financeiros de redução, a OpenAI colhe os benefícios do nosso conteúdo", realçou Annie Chabel, CEO do The Intercept.

"💥️Esperamos que este processo envie uma mensagem forte aos desenvolvedores de IA que optaram por ignorar os nossos direitos de autor e aproveitar o trabalho árduo dos nossos jornalistas", acrescentou.

O que você está lendo é [Três meios de comunicação digitais processaram OpenAI por treinar IA com material jornal&iac].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...