Melhor desempenho energético: EPAL investe cerca de 250 mil euros no edifício-sede na Avenida da Liberdade & Green Sav

Com o objetivo de melhorar o desempenho energético do seu edifício-sede, na Avenida da Liberdade e, apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores da administração pública, a EPAL realizou um investimento de 248.318,26€ em melhorias no mesmo.

Este investimento foi alvo de uma candidatura ao aviso POSEUR-03-2019-31 com o nome de “Melhoria do desempenho energético do Edifício da EPAL & Avenida da Liberdade nº18”, enquadrando-se no eixo prioritário de investimento “Apoio à Eficiência Energética, à Gestão Inteligente da Energia e à Utilização das Energias Renováveis nas Infraestruturas Públicas, nomeadamente nos Edifícios Públicos e no Setor da Habitação”.

Do montante total, 111.743,22 € foram cofinanciados pela União Europeia, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e do Portugal2020.

A operação envolveu a implementação de projetos de gestão e racionalização energética contemplando medidas de eficiência energética, ativas e passivas no edifício nº18 da Avenida da Liberdade, nomeadamente:

Concretamente, ao intervir no edifício-sede, conseguiu-se uma redução no consumo previsto e nas emissões de CO2 acima dos 30%, subindo uma classe energética de C para B-.

Ao concretizar este tipo de medidas ocorre uma valorização clara do património do estado, não só do ponto de vista energético, mas também do ponto de vista acústico e da redução da pegada carbónica do edifício. Adicionalmente, há uma melhoria significativa das condições de conforto no local de trabalho, o que poderá levar a um aumento da produtividade.

A operação objeto da candidatura enquadra-se nos objetivos do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) e do Plano Nacional de Ação para as Energias Renováveis (PNAER), aprovados pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 20/2013, de 10 de abril, na medida em que:

Ao promover a eficiência energética de um edifício da Administração Pública Central, com poupanças de energia primária superiores a 30%, a operação concorre ainda, e especificamente, para os objetivos do Programa ECO.AP, que visa criar condições para o desenvolvimento de uma política de eficiência energética na Administração Pública.

O que você está lendo é [Melhor desempenho energético: EPAL investe cerca de 250 mil euros no edifício-sede na Avenida da Liberdade &  Green Sav].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...