Vendas de elétricos crescem no Nepal, ajudando a reduzir o fumo e as importações de petróleo

A abundante energia hidroelétrica do Nepal, a par do aumento das vendas de carros elétricos, está a ajudar a nação dos Himalaias a reduzir as suas importações de petróleo e a limpar o seu ar.

Carro elétrico

Conforme partilhado pelo Associated Press, quase toda a eletricidade produzida no Nepal é energia limpa, a maioria da qual é gerada por energia hidroelétrica alimentada por rios. Graças a essa abundante fonte de energia, o país está a expandir as redes de carregamento, tendo as importações de veículos elétricos duplicado nos últimos dois anos, de acordo com dados da alfândega.

A Autoridade de Eletricidade do Nepal estima que a utilização de veículos elétricos reduziu os custos de importação de petróleo em 22 milhões de dólares por ano, estando as poupanças a aumentar. Mais do que isso, o acesso à eletricidade aumentou nas últimas três décadas com a conclusão de projetos hidroelétricos. Atualmente, todos os habitantes, com exceção de 6%, podem aceder à rede do país.

Estes números permitem que o Nepal esteja a conseguir adotar mais veículos elétricos.

Estação de carregamento. Crédito: nepalkhabar

Apesar da adoção de carros elétricos estar a crescer, a verdade é que a capital do Nepal, Katmandu, tem muito poucos autocarros elétricos e nenhum liga a capital a outras cidades. A poluição causada por estes transportes e pela queima de combustíveis para outros fins fez da cidade uma das mais poluídas do mundo durante vários dias em abril, tendo o governo avisado as pessoas para permanecerem em casa.

Na perspetiva de Kanak Mani Dixit, a mudança para mais veículos elétricos é crucial: "Precisamos desesperadamente disso para bem da nossa saúde e para bem da saúde da nossa economia, da saúde dos indivíduos e dos nossos pulmões, bem como da nossa saúde nacional".

O que você está lendo é [Vendas de elétricos crescem no Nepal, ajudando a reduzir o fumo e as importações de petróleo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...