Fábrica portuguesa é 1.ª do mundo a produzir painéis fotovoltaicos e baterias de lítio

O lítio é um elemento químico representado pelo símbolo Li. É também caracterizado por ser um metal alcalino leve e macio, com propriedades químicas e físicas distintas. O lítio é encontrado na natureza, principalmente em depósitos de minerais. Também pode ser extraído da água do mar. Segundo informações recentes, há uma fábrica no Alentejo que vai produzir baterias de lítio.

Exploração de lítio

A primeira fábrica do mundo a produzir em simultâneo painéis fotovoltaicos flexíveis e baterias de lítio já está a laborar em Moura (Beja), após um investimento de cinco milhões de euros, revela o ACP.

A nova unidade da LuxOEnergy está a criar este tipo de produtos, com base em patentes europeias.

“Tanto a tecnologia das baterias, como a tecnologia do solar, são europeias”, referiu Miguel Matias, gerente e um dos fundadores e investidores da LuxOEnergy, precisando que a LuxOEnergy tem como parceiros a empresa austríaca DAS Energy para o fotovoltaico e a sueca Anodox para as baterias.

Baterias de carros elétricos

Em relação aos painéis fotovoltaicos que estão a ser produzidos em Moura, Miguel Matias, referiu que “a maior diferenciação é a tecnologia flexível e muito leve”, o que permite a sua instalação em “locais até agora impossíveis”. “Têm a mesma potência, capacidade e eficiência dos painéis tradicionais, mas são 10 vezes mais leves e podem instalar-se no topo de qualquer edifício, seja um estádio de futebol, uma estação de comboio e, inclusive, em comboios ou camiões”, explicou.

O responsável da LuxOEnergy disse que a aposta na produção de baterias deve-se à necessidade de armazenar a energia, “tanto para carregar automóveis à hora que fizer mais sentido ou para suportar as centrais solares fotovoltaicas”.

O que você está lendo é [Fábrica portuguesa é 1.ª do mundo a produzir painéis fotovoltaicos e baterias de lítio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...