Lula faz revogaço e retoma projetos ambientais em menos de 24h

O novo governo de Lula (PT) mal completou 24 horas e 💥️diversas medidas já foram tomadas - e retomadas - para a proteção do meio ambiente.

Assinados já no primeiro dia do ano, decretos mostram que a preocupação com a proteção dos biomas brasileiros pode ser marca da nova gestão.

Relacionadas

Ministério dos Povos Indígenas chefiado por Sônia Guajajara.

Fundo de bilhões

Não só a retomada do Fundo Amazônia foi restabelecida pelo novo governo como a revogação dos decretos anteriores da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

O Fundo tem como objetivo captar recursos internacionais para promover ações de preservação e combate ao desmatamento da Amazônia. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é o responsável por administrar e destinar as doações recebidas.

Taxa de desmatamento na Amazônia aumentou nos últimos anos, revelam as estatísticas do governo federal  - GETTY IMAGES - GETTY IMAGES Fiscalização de agentes do Ibama queimando maquinário de desmatamento - Fernando Santos - Fernando Santos Os autos de multas ambientais aplicadas pelo Ibama caíram pela metade entre 2018 e 2022.

Bolsonaro durante seu governo sempre se disse contra as multas e contra a aplicação de ações como queima de tratores pelo órgão.

Durante a transição, o grupo de trabalho do novo estimou um montante de 18 bilhões de reais em multas prescritas.

💥️No governo Bolsonaro, 93% das multas por crimes ambientais na Amazônia não foram pagas.

Em decreto assinado antes de 24 horas de governo, Lula se colocou em oposição a essa política.

Entre as medidas adotadas 💥️está a reversão ao Fundo Nacional do Meio Ambiente 50% dos valores arrecadados em pagamento de multas.

O que você está lendo é [Lula faz revogaço e retoma projetos ambientais em menos de 24h].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...