5 dicas para um Natal sem desperdício

O Natal pode ser a época mais maravilhosa do ano para muitos, mas é também um período 💥️marcado pelo consumo excessivo. No Reino Unido, por exemplo, uma família de classe média gasta em dezembro em torno de 700 libras (cerca de R$ 4.500) a mais em comparação a outros meses.

Com o aumento do consumo, cresce também a quantidade de lixo. Nos Estados Unidos, o lixo doméstico aumenta cerca de 25% durante o período do Natal.

Relacionadas

As embalagens plásticas, por exemplo, quando não são devidamente descartadas podem parar em rios, lagos e oceanos. E as sobras da ceia de Natal acabam apodrecendo em aterros sanitários, o que contribui para a emissão de gases de efeito estufa. Estima-se que o lixo orgânico represente de 8 a 10% das emissões anuais de gases de efeito estufa.

A boa notícia é que há muitos truques para deixar o Natal mais ecologicamente correto.

Presentes usados ou feitos a mão

Dar e receber presentes é uma das características do Natal. Mas é possível driblar a pressão do consumo presenteando de forma sustentável.

Pense bem no que comprar, 💥️dê preferência a itens produzidos localmente, e feitos a partir de materiais sustentáveis ou reciclados. Além disso, 💥️tente garantir que seus presentes sejam duráveis e reutilizáveis, e não itens que só podem ser usados poucas vezes e depois descartados.

Doar presentes que não agradaram é outra opção. Uma pesquisa de mercado da empresa britânica YouGov revelou que 57% das pessoas no Reino Unido receberam pelo menos um presente indesejado no Natal, mas a maioria achou aceitável passar o item para frente.

De acordo com um estudo de 2023 divulgado na revista científica Nature, objetos feitos por seres humanos já superam todos os seres vivos da Terra. Portanto, em vez de contribuir para o aumento dessa estatística, opte por comprar em lojas vintage ou brechós, onde é possível encontrar itens valiosos e exclusivos.

Para quem tem habilidades manuais, há diversos guias na internet de como 💥️fazer presentes criativos: de álbuns de fotos a conservas caseiras. E para os menos inclinados à arte, há a possibilidade de surpreender o presenteado com ingressos de shows, peças de teatro ou outros eventos.

Reduzir o desperdício

Para evitar que as latas de lixo transbordem durante o Natal, 💥️evite presentes com excesso de embalagem, reduza o uso de plástico e tenha cuidado ao embrulhar os presentes.

Para se ter uma ideia, cerca de 50 mil árvores são derrubadas anualmente para fazer os mais de 365 mil quilômetros de papel de embrulho usados no Reino Unido a cada ano. E embora seja bonito, o papel decorado com laços, itens de plástico ou purpurina não são recicláveis e acabam em aterros sanitários.

papel embrulho - DLMcK/iStockphoto - DLMcK/iStockphoto
O que você está lendo é [5 dicas para um Natal sem desperdício].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...