'Não serei marionete': Hortas ajudam vítimas de violência doméstica

💥️Atualmente, 102 hortas urbanas estão espalhadas pela capital paulista. O que poucos sabem é que elas são uma forma de combater a violência doméstica e ajudar na independência de moradoras das periferias de São Paulo.

Essas horas são fruto de uma parceria com o poder público, que em alguns casos oferece o terreno para a formação das hortas ou algum investimento para manutenção, e com o empenho e compromisso da sociedade civil.

Relacionadas

A principal razão dessas pessoas quererem exercer atividade de horticultura é a memória afetiva de infância. Por que são oriundos de regiões rurais do Brasil; vieram, nasceram e foram criados em chácaras, fazendas, sítios. Tem essa ruralidade muito forte na memória.💥️ Laura Martins de Carvalho, socióloga e doutora em Saúde Global e Sustentabilidade (USP).

💥️Laura Martins afirma que a agroecologia ajuda na libertação de mulheres em situação de violência doméstica. É o que a socióloga descreve no seu livro e de Márcia Tait, o "Agricultura na cidade: o cultivo de alimentos e do comum pelas mulheres", lançado no último sábado (26) no SESC Itaquera.

Em conversa com as agricultoras, Laura identificou que muitas delas haviam saído de relacionamentos abusivos após integrar algum coletivo de horta urbana com outras mulheres.

O objetivo inicial da pesquisa de Laura era analisar os processos de gestão da horta e a relação com o poder público e com o poder privado. Mas, ao perguntar por que aquelas mulheres estavam ali, elas começavam a contar sobre suas vidas: "Aí falavam da situação com o marido", diz Laura. Sua conclusão foi de que as hortas ajudaram a libertar essas mulheres através da agroecologia.

'No trabalho de uma formiga no formigueiro, uma ajuda a outra'

2 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal 5 - Arquivo pessoal/Joelma - Arquivo pessoal/Joelma 2 - Arquivo pessoal/Joelma - Arquivo pessoal/Joelma 3 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal 'Não serei marionete na sua mão': Hortas ajudam vítimas violência doméstica - Joelma
O que você está lendo é ['Não serei marionete': Hortas ajudam vítimas de violência doméstica ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...