Mudanças climáticas podem gerar mais chuvas como as do litoral norte de SP?

A chuva que caiu no município de Bertioga (SP) foi a maior já registrada no Brasil. Foram 682 milímetros em um espaço de nove horas. Até o momento 48 pessoas morreram e outras 57 ainda estão desaparecidas.

💥️As fortes chuvas e outros eventos como esses são chamados de eventos climáticos extremos. Embora sempre tenham existido, as mudanças climáticas ocasionadas pelos seres humanos podem fazer com que aconteçam com maior frequência.

Relacionadas

São Sebastião registrou alagamentos e deslizamentos  - Divulgação/Prefeitura de São Sebastião - Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

Apesar de ainda não ser possível cravar, cientistas opinam que possivelmente o aquecimento global tem, sim, relação com as fortes chuvas no litoral norte de São Paulo nos últimos dias.

Carlos Nobre, climatologista brasileiro referência em estudos sobre as mudanças climáticas e pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) afirma que com ajuda de estudos, em poucas semanas saberemos ao certo a causa do temporal.

No entanto, ele diz:

"💥️Pela minha experiência, eu acho que um evento que bate o recorde de chuva em 24 horas deve ter muito a ver com o aquecimento global. Muito desse volume imenso de chuva que aconteceu no litoral paulista tem a ver com o fato de que a temperatura superficial do oceano estava mais alta, a cerca de 27°C. Isso faz o oceano evaporar uma quantidade imensa de água. O sistema meteorológico que ficou sobre o oceano, perto da costa, uma baixa de pressão, jogou essa imensa quantidade de vapor que evaporou do oceano para dentro da costa. O vapor subiu a Serra do Mar, condensou e choveu muito.

Como as mudanças climáticas podem afetar a quantidade de chuva?

Um relatório do IPCC (o Painel Intergovernamental de Mudança do Clima da ONU), principal estudo sobre o clima, pela primeira vez associou o aumento desses eventos extremos com as mudanças climáticas.

"Quanto mais aquecermos o planeta, maiores as probabilidades de ocorrência de eventos extremos vão se tornando cada vez piores. Eventos extremos, junto a vulnerabilidades locais, são a receita para desastres", diz a cientista e climatologista da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Karina Lima.

Ou seja, um planeta mais quente, como o nosso está ficando, acaba sofrendo com mudanças bruscas no clima, não seguindo mais o padrão que estávamos acostumados.

Como explica Alexandre Araújo Costa, cientista, climatologo e professor da UECE (UECE (Universidade Estadual do Ceará), isso acontece porque a atmosfera aquecida vai se transformando em um reservatório maior de vapor d'água -- o que de um lado pode agravar secas e favorecer ondas de calor (como as vividas pela Europa em 2022), e do outro pode causar tempestades mais severas, furações mais intensos e chuvas mais concentradas.

Com informações do: Deutsche Welle/Nádia Pontes

O que você está lendo é [Mudanças climáticas podem gerar mais chuvas como as do litoral norte de SP? ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...