Após enchentes, catadores correm risco de ficar sem salário. Ajude!

💥️A Cooperativa Maranata, em Caraguatatuba, teve três toneladas de materiais recicláveis perdidos em razão das chuvas torrenciais que atingiram o litoral norte do estado de São Paulo no último sábado (18). Doze pais e mães que tiram o sustento de suas famílias do trabalho com resíduos sentiram o risco de ficar sem salário no próximo mês.

💥️A iniciativa de uma cooperativa vizinha, no entanto, fez toda a diferença para trazer esperança a esse cenário de dor. Os colaboradores da Cooperativa Coco e Cia, localizada na cidade vizinha de Ubatuba (SP), organizaram uma vaquinha online e criaram uma rede social para a Maranata. O intuito das arrecadações é conseguir pagar o salário dos funcionários no mês de março.

Relacionadas

A cooperativa Maranata existe desde 2015 em Caraguatatuba. Seus trabalhadores contribuem com a extensão da vida útil de embalagens e outros resíduos por meio da separação e fornecimento de matéria-prima secundária para a indústria. Ela fica em um espaço cedido pela prefeitura da cidade, a apenas 10 metros do Rio Santo Antônio, no bairro da Ponte Seca, um dos mais atingidos pelas chuvas em Caraguatatuba.

A diretora financeira da instituição, Jamilly Manso, relata que com o temporal, o rio vizinho à cooperativa transbordou e inundou o espaço.

A água chegou a subir 2,40 metros, atingindo nossos dois pavimentos. A parte do escritório terá que ser demolida e reconstruída, pois metade já foi derrubada pela água. Perdemos computador, telefone e uma das nossas três prensas vai precisar de reparos, pois não está mais funcionando.

💥️Jamilly Manso, cooperada da Maranata

As três toneladas de materiais perdidos representam 90% do que havia sido coletado no mês. A cooperativa estima um prejuízo de, no mínimo, R$ 20 mil. "Fiquei apreensiva, pois estamos a duas semanas do quinto dia útil. A cooperativa é de onde tiramos nosso sustento e vários cooperados pagam aluguel", diz Jamilly. Ela conta que já enfrentaram inundações na cooperativa, mas nunca nesta proporção.

Recuperação

Cooperativa - Jamilly Manso - Jamilly Manso Cooperativa - Jamilly Manso - Jamilly Manso redes sociais para a Maranata, a fim de gerar mais alcance para a campanha de arrecadação de fundos. "A gente sabe da injustiça que esse pessoal sofre. Dói muito, são nossos irmãos. A iniciativa de ajudar veio justamente do sentimento de coletividade, pois entre as cooperativas não tem ninguém que se destaca, é um coletivo", ressalta o voluntário.

Para ajudar a Cooperativa Maranata, é possível doar recursos por meio do link da vaquinha. Ou ainda contribuindo diretamente no pix: 20.780.799/0001-93. Para mais informações sobre a cooperativa, acesse o perfil do Instagram

O que você está lendo é [Após enchentes, catadores correm risco de ficar sem salário. Ajude!].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...