Como funciona a Mumbuca e quem pode ganhar a moeda social de Maricá?

Em Ponta Negra, bairro de Maricá (RJ), podemos encontrar a vendinha de Rosilene De Oliveira Sousa, 66 — ou dona Léa, como gosta de ser chamada. Improvisada na garagem de sua casa, ali ela comercializa itens como refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, bolos e pães. Entre as etiquetas com preços, ganha destaque uma placa, que diz, em letras garrafais: 💥️'Cartão Mumbuca & dinheiro - Eu aceito'.

O Cartão Mumbuca, mencionado no cartaz, é uma moeda social distribuída aos moradores de Maricá desde 2013. Cada mumbuca equivale a R$ 1,00, e💥️ qualquer cidadão que more na cidade de Maricá há pelo menos três anos, e tenha renda familiar de até três salários mínimos, tem direito a receber a renda, que vem depositada em um cartão de débito. O 💥️valor é de 200 mumbucas por morador, que precisa estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). A moeda social é aceita somente dentro do município.

Relacionadas

Achou curioso? Pois esse é, na prática, um programa de distribuição de renda feito junto aos moradores da cidade, e peça fundamental do RBC (Renda Básica da Cidadania), programa de distribuição de renda do município, que beneficia mais de 42 mil moradores em situação de pobreza.

Mumbuca fortalece comércio local e combate pobreza

Foi essa renda distribuída que trouxe mais fartura ao prato da família de dona Léa, que mora com o esposo e um neto. Ela 'usou' a mumbuca que recebe para criar a sua vendinha, que agora lhe rende até R$ 1 mil de lucro por mês.

💥️"Faltavam as coisas em casa, já ficamos sem comer para dar às crianças. Meu filho morreu e deixou três netos comigo, hoje só mora um, mas não tínhamos como comprar legumes e carne. Agora, posso ir ao mercado e comprar essas e outras coisas", conta Léa.

Mumbuca ajudou Dona Léa a montar sua vendinha improvisada. - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Royalties de petróleo são usados para financiar moeda mumbuca. - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto Banco faz empréstimos a juros baixos e ajuda empreendedores. - Divulgação/Banco Mumbuca - Divulgação/Banco Mumbuca Maria Rocha comprou máquina de costura industrial com empréstimo feito no banco. - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal Serviços gratuitos de ônibus são oferecidos pela Prefeitura de Maricá desde 2014. - Lucas Seixas/ysoke - Lucas Seixas/UOL Deputado Estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) é autor e defensor da renda básica. - Ricardo Matsukawa/ysoke - Ricardo Matsukawa/UOL Deputado Estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) é autor e defensor da renda básica.

Apesar de parecer uma aposta inusitada, a ideia de 'distribuir dinheiro' já é lei no Brasil, mais especificamente a Lei 10.835/2004, de autoria do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), sendo a única no mundo que prevê uma renda que cubra alimentação, educação e saúde a brasileiros residentes no país e estrangeiros residentes há pelo menos cinco anos, independentemente de suas condições socioeconômicas.

O estabelecimento de uma renda básica de cidadania é a pauta central de praticamente toda a carreira política de Suplicy, que já viajou para países como o Quênia, que adota um modelo semelhante. No país africano, após o recebimento, alguns agricultores locais passaram a trabalhar mais por adquirirem melhores ferramentas.

💥️"A mumbuca tem a finalidade de estimular a economia do município de Maricá. É mais do que justo dividir essa riqueza natural do petróleo com os moradores", afirmou Suplicy em conversa com Ecoa.

O que você está lendo é [Como funciona a Mumbuca e quem pode ganhar a moeda social de Maricá?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...