Dá pra financiar placas solares em sua casa com o valor da sua conta de luz

A professora Priscila Cavalcanti busca informações e cotações para instalar um sistema fotovoltaico - de geração de energia solar - em sua residência, no Recite (PE). O consumo médio atual de sua casa é de R$ 650 e ela é mais uma consumidora que está em busca principalmente de economia.

💥️No Brasil, já são mais de 2 milhões os consumidores de energia solar, gerada a partir de painéis instalados na própria residência. As informações sobre essa transformação ainda são raras. Pouca gente sabe a economia que essa mudança pode gerar, o bem que faz ao meio ambiente ou, ainda, que toda residência pode ter o seu próprio gerador de energia instalado de forma financiada.

Relacionadas

💥️O Portal Solar é uma empresa que surge com a finalidade de fomentar essa mudança de comportamento e de aproximar essa alternativa sustentável de energia dos consumidores. Ele reúne em sua plataforma informações que uma pessoa ou entidade precisam saber sobre a instalação de sistemas de energia fotovoltaica para virar essa chave.

A 💥️Ecoa, o CEO da companhia, Rodolfo Meyer, explica que a empresa começou como um portal de conteúdo e passou por vários modelos de negócios, acompanhando a rápida evolução do mercado de energia solar no Brasil. Desde 2023, a empresa atua como franqueadora.

💥️O modelo de trabalho atual permite que o franqueado venda equipamentos de geração solar fotovoltaica utilizando a marca Portal Solar, contando com suporte da companhia para atuar no setor. O apoio inclui treinamento, equipamentos, elaboração do projeto e logística de entrega.

Inspiração na Austrália

Portal Solar - Divulgação - Divulgação Portal Solar - Divulgação - Divulgação Painéis solares permitem reduzir totalmente o gasto com a energia elétrica, exceto taxas mínimas obrigatórias

Meio ambiente

A agenda ambiental global, segundo o CEO do Portal Solar, tem feito com que a demanda pela energia fotovoltaica aumente muito nos últimos anos. "É a melhor fonte de energia para responder a essa transformação por ser a alternativa mais barata e adaptável para garantir aumento da geração", explica,

A atual crise energética vivida na Europa, decorrente da guerra na Ucrânia, é um exemplo claro. Os países europeus aceleraram a busca por substitutos aos combustíveis fósseis e as instalações de energia solar dispararam.

A energia solar está ao alcance de todos, não é cara e é uma solução quase que imediata para quem busca independência energética, se blindar de bandeiras tarifárias, políticas tarifárias, quem busca um alívio no orçamento das famílias, no caso do consumidor.

💥️Rodolfo Meyer, CEO da Portal Solar

Potencial de crescimento

De acordo com dados do portal, atualmente o Brasil conta com cerca de 90 milhões de consumidores de energia elétrica. Destes, segundo o mesmo levantamento, o mercado de energia solar responde por dois milhões de consumidores.

"💥️O Brasil possui atualmente mais de 1,5 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. Os consumidores residenciais estão no topo da lista, com 78,7% das conexões, e há um enorme potencial de crescimento", destacou Meyer.

Na última década, aponta Meyer, com o avanço tecnológico e o ganho de escala na produção de equipamentos, a tecnologia solar foi se tornando cada vez mais barata. Ao mesmo tempo, a conta de luz ficou mais cara no Brasil. Essa combinação de fatores tornou a energia solar um investimento viável para um número cada vez maior de consumidores.

O que você está lendo é [Dá pra financiar placas solares em sua casa com o valor da sua conta de luz].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...